No período de primeiro de janeiro até primeiro de dezembro deste ano, a Ouvidoria Municipal, que atende pelo telefone 156, recebeu 414 solicitações de vagas na Feira de Adoções Responsáveis da Diretoria de Proteção e Bem-Estar Animal. Esse número representa um crescimento de 811% comparado com os 41 protocolos registrados no mesmo período do ano passado.
O secretário de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, Marco Antonio Azevedo, informou que 44% dos protocolos são de animais já tutelados que precisam de novos lares definitivos. Todavia o número de bichos para adoção é maior que o de interessados. Os demais pets são animais em situação de rua.
“Os motivos mais frequentes são a ausência de recursos financeiros, pela impossibilidade de tutelar os animais por conta de mudança de residência ou pela apresentação de novos quadros clínicos de saúde que inviabilizam os cuidados com os animais. O ideal seria que os animais continuassem com os tutores. Por isso, é necessário que essas pessoas tenham consciência; existe um vínculo afetivo do próprio animal com o tutor e a família que será quebrada no caso da adoção por terceiros”, disse ele.
Nesta semana, a Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal realizou mutirão de atendimento para verificação, agendamento das vagas e baixa das solicitações de vagas. Se houver interesse na Adoção Responsável basta entrar em contato com a Diretoria de Proteção e Bem-Estar Animal pelo telefone (44) 3901-1885 e/ou e-mail bemestar_expediente@maringa.pr.gov.br.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução
Entrar
Bem-vindo! Entre na sua conta
Forgot your password? Get help
Recuperar senha
Recupere sua senha
Uma senha será enviada por e-mail para você.