Início Maringá Eliana Palma é eleita presidente da Academia de Letras de Maringá

Eliana Palma é eleita presidente da Academia de Letras de Maringá

A Academia de Letras de Maringá (ALM), que existe desde setembro de 1997, está com novos integrantes e também nova presidência. A escritora Eliana Palma foi eleita, no início dessa semana, presidente da Academia até 2023. Ela vai suceder Majô Baptistoni, que comanda a ALM desde 2018, por dois mandatos. A posse está programada para acontecer em um evento festivo dia 15 de dezembro.

Compõem a nova diretoria liderada por Eliana o vice-presidente Tiago Valenciano, a secretária geral Olga Maria Agulhon, a 1ª secretária Ângela Ramalho Xavier, o 2º secretário Jeferson Cadamuro Nunes, a 1ª tesoureira Majô Baptistoni, o 2º tesoureiro Alberto Paco, a 1ª bibliotecária Jeanette Monteiro de Cnop, a 2ª bibliotecária Florisbela Margonar Durante, e a oradora Loide Caetano. Do conselho fiscal fazem parte Rogério Recco, Arlene Lima e Cida Herrara (titulares), Hulda Ramos Gabriel e Sibelita Pinheiro (suplentes). A ALM tem como presidente de honra o escritor Antonio Augusto de Assis.

Nesta mesma reunião foram eleitos quatro novos integrantes da Academia: Dany Fran Gôngora Rosa, Pedro Paulo Deprá, Milton Roberto da Silva Sá Ravagnani e Miguel Fernando Perez Silva.

HISTÓRIA
A fundação da ALM resultou de uma ideia amadurecida por um grupo de escritores locais, contando desde o início com o estímulo e a orientação do escritor Túlio Vargas, presidente da Academia Paranaense de Letras e uma das personalidades mais importantes da história política de Maringá. Seguindo o modelo de outras Academias, estabeleceu-se que também na de Maringá haveria 40 cadeiras, cada uma delas tendo como patrono um intelectual de renome na literatura brasileira.

Durante oito meses, a entidade funcionou em caráter provisório. Nesse período, foram elaborados e aprovados o estatuto e o regimento interno, preencheram-se as 40 vagas e elegeu-se a primeira diretoria, presidida pelo escritor Galdino Andrade. Em 1998 a Academia de Letras de Maringá se instalou oficialmente no auditório Hélio Moreira que fica no Paço Municipal.

O objetivo é valorizar a língua nacional nos aspectos científico, histórico, literário e artístico; além disso, a divulgação da literatura maringaense e dos autores da Cidade e região.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: