No próximo dia 15, às nove horas, a equipe do Hospital Municipal de Maringá (HMM) realiza a abertura da Mostra “Covid-19, um divisor de águas”. O objetivo é apresentar um histórico da pandemia por meio de fotos, vídeos e depoimentos; além disso serão feitas homenagens aos familiares de vítimas, reconhecimento dos profissionais envolvidos nos cuidados, celebração da vitória dos sobreviventes e mostra das conquistas alcançadas pelo hospital nesse período. A abertura será na capela do hospital.
“Essa é uma tragédia que atingiu o mundo todo e foram necessárias pesquisas e estudos para combater a doença. Muitas pessoas foram salvas graças ao trabalho de equipes multiprofissionais, além do apoio de equipes operacionais nos bastidores. Como é uma doença recente, novos procedimentos foram criados no combate e no tratamento e recuperação das pessoas enfermas. Durante este processo a dedicação e criatividade dos profissionais envolvidos no processo foram fundamentais”, frisou o secretário de Saúde Marcelo Puzzi.
Eudes Januário e Jaqueline Cristina Palhari Oliveira são pacientes sobreviventes e foram escolhidos para simbolizar a luta contra o novo coronavírus. Eudes foi internado em abril de 2020 e ficou 50 dias internado na UTI, saindo somente em maio do mesmo ano. Jaqueline foi internada em junho de 2021 na UPA Zona Sul, transferidas para a UTI do Hospital Municipal de Maringá e, durante esse período, ainda perdeu uma irmã para a doença, a Gabriela Oliveira.
A superintendência do Hospital reforça que o evento é para resgatar e valorizar inovações implantadas durante a pandemia. Uma dessas iniciativa foi a criação de uma equipe própria para o Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar, do Setor de Gestão da Qualidade e do Grupo de Trabalho em Sustentabilidade Ambiental. Também foram formados outros grupos importantes como: a Comissão de Ética em Enfermagem, Comissão de Assuntos Internos, Comissão de Cuidados Paliativos, Comissão de Cuidados com a Pele e o Serviço de Odontologia Hospitalar.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução