Uma série de reuniões técnicas com diferentes segmentos da Cidade começou ontem em Maringá e segue nos próximos dias discutindo o a revisão do Plano Diretor. Nesta terça o encontro do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (Ipplam) será com o Grupo de Cooperação Técnica (GCT) no Paço Municipal. O grupo tem participação de órgãos públicos e associações. Estão sendo feitas analises e muitas vezes são propostas alterações no diagnóstico do Plano Diretor.
Amanhã, dia 14, a reunião será com o Grupo de Acompanhamento, com a sociedade civil organizada, na escola municipal Oswaldo Cruz. Bruna Barroca, explicou que, assim que a terceira fase de elaboração for finalizada, serão feitas audiências públicas para ouvir a população maringaense. Bruna é diretora-presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (Ipplam). Ela ressalta que o encontro de segunda-feira, por exemplo, trouxe muitas reflexões que serão incluídas em painéis para debates.
O diagnóstico do Plano Diretor tem quase 1 mil páginas e foi apresentado pelo Ipplam em agosto e começou a ser debatido em 2019; a previsão de finalização é em 2022. As reuniões sempre acontecem em locais públicos, em diversas regiões do município para que todos façam parte. Todo estudo serve para o desenvolvimento de Maringá na próxima década. Serão quatro etapas: mobilização e proposta metodológica; análise temática integrada ou do diagnóstico; diretrizes e proposições; legislação e implementação.
Entre os aspectos para gerar qualidade de vida e consolidar Maringá como a melhor cidade para se viver estão: gestão democrática participativa, descentralizada e transparente; variedade cultural; iniciativas integradas entre o público e o privado; desenvolvimento sustentável; programas sociais que melhoram a vida de pessoas de baixa renda e em vulnerabilidade social; entre outros.
A Prefeitura ressalta que os mesmos procedimentos são feitos com o Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob), convergente com o Plano Diretor. As audiências públicas começam em 2022.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução
Entrar
Bem-vindo! Entre na sua conta
Forgot your password? Get help
Recuperar senha
Recupere sua senha
Uma senha será enviada por e-mail para você.