O Eixo Monumental de Maringá deverá iniciar a parte prática a partir de janeiro de 2022. Até o momento, dos sete eixos propostos pelo prefeito Ulisses Maia, três partes do projeto estão prontas para licitação. Somente essas etapas custarão R$ 20 milhões oriundos de recursos próprios para revitalização do espaço, através de superávits financeiros do orçamento. O projeto vencedor do concurso foi organizado pela Prefeitura e o Instituto dos Arquitetos do Brasil.
De acordo com o prefeito, a intenção é viabilizar cada etapa de forma independente e abrindo licitação para cada eixo que for sendo liberado. O que pode, segundo ele, agilizar as obras com várias empresas trabalhando ao mesmo tempo de forma isolada. Os eixos prontos são no entorno da Vila Olímpica, a travessa ao lado do mercadão e a área próxima do Centro Cultural Oscar Niemeyer.
Os outros eixos vão ser apoiados pelo Governo do Estado, que irá destinar recursos. A Prefeitura considera o Eixo Monumental um projeto inovador com investimento aproximado de R$ 50 milhões. Será um trecho de dois quilômetros com diversos espaços e atrações, além de acessos a importantes pontos como Terminal Intermodal, Vila Olímpica, Prefeitura, Catedral, entre outros. O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (Ipplam) e Secretaria de Planejamento (Seplan) fizeram uma série de apresentações sobre o Eixo Monumental para diferentes segmentos do município.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução