Início Destaques do Dia Comércio deve apresentar resultado positivo nas vendas de fim de ano

Comércio deve apresentar resultado positivo nas vendas de fim de ano

Neste domingo o comércio de Maringá vai estar com as portas abertas entre 13 e 19 horas. Ao longo da semana, os estabelecimentos seguem atendendo até às 22 horas. Medidas definidas em assembleia entre empresários e o Sindicato dos Lojistas do Comércio e do Comércio Varejista de Maringá e Região

(Sivamar) para que os consumidores possam fazer compras e movimentar a economia no município. A primeira semana de horário diferenciado já animou os trabalhadores e a expectativa de crescimento se mantém em 15% no período.

“Abrir até as 22 horas gera expectativa muito grande no empresário e comerciante local. Até porque, depois da pandemia, será nosso primeiro Natal que trabalharemos o mês inteiro. Ano passado tivemos os dois primeiros finais de semana fechados pelo Poder Público e isso nos causou prejuízo, pois 20% da cota estipulada para dezembro ficou no meio do caminho. Esse ano, praticamente com o fim da pandemia, o comércio que vinha sentindo muito em comparação a outros setores que evoluíram, está aquecido desde agosto e a expectativa é que feche o ano com chave de ouro”, disse o vice-presidente da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), Max Silvestrelli.

Mesmo com uma semana para o Natal e duas para a virada de ano, o presidente do Sivamar, Dercílio Constantino pede que as pessoas não deixem as compras para última hora porque muitas lojas estão com dificuldade de manter o estoque. Produtos estão em falta e empresas com dificuldade de receber novas mercadorias. Segundo ele, isso também é reflexo de otimismo e um trabalho intenso nas indústrias e distribuidoras.

A proprietária de uma loja de cosméticos em Maringá, Cristina Ferla, contou que a loja, que existe há 10 anos, teve o número de vendas diminuído com a pandemia e o jeito foi reinventar. Ressaltou que precisou reduzir a grade de funcionários, mas com investimento em atendimento online e entrega de porta em porta foi retomando bons números. Contou que contratou para esse fim de ano e espera manter o quadro de funcionários atual se a expectativa de crescimento permanecer. Ela contou ainda que conquistou novos clientes nesse período tão incerto.

Por sua vez, Raiane Moreira, assistente administrativa, já tem destino para o 13º Salário. Nos planos estão presentes para pessoas que ama e que aprendeu a valorizar ainda mais. Disse que vai realizar sonhos acreditando que tudo está voltando a normalidade. Assim como Raiane, muitas outras pessoas também vão presentear e não estão pensando em economizar.

“Temos aproximadamente R$ 400 milhões que serão jogados na economia com o recebimento do 13º Salário, além dos pensionistas e aposentados que fazem parte das compras desse mercado local. A Acim fez uma pesquisa apontando que 64% dos entrevistados querem comprar; deste total, 54% vão gastar mais que o ano passado e esperam presentear até quatro pessoas. O período é de grande otimismo. Queremos que o natal seja bom para todos. Maringá é uma Cidade polo e, além daqueles que fazem compras aqui, estamos no meio de 27 cidades importantes que vêm até nosso município realizar compras”, concluiu Silvestrelli.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: