Ano terminando e tenho uma pergunta fundamental pra você: ao longo de seus dias, você tem plantado sementes de vitória ou sementes de derrota? O que você tem feito hoje é para te abençoar ou pode te amaldiçoar?
Preciso dizer algo muito importante: muitos dos problemas que enfrentamos são causados por nós mesmos! De certo modo, provocamos as nossas derrotas.
Eu costumo dizer que plantar coisas boas não é garantia de colher coisas boas. Mas, pode ter certeza, dificilmente você terá uma boa vida se, hoje, viver de qualquer jeito, se não alimentar bons hábitos, se não fizer boas escolhas.
No final de um semestre letivo, vejo uma mesma cena se repetindo: alunos desesperados por nota para não reprovarem na faculdade. Durante os bimestres inteirinhos, estiveram ocupados com muitas coisas, encontraram inúmeras desculpas para faltar nas aulas, para não entregar as atividades, pouco procuraram os professores… Quando o semestre termina, as notas obtidas são insuficientes. Mas ainda assim desejam a aprovação. Alguns inclusive se acham injustiçados.
Não dá para esperar da vida coisas boas, se não plantamos diariamente boas sementes.
Uma pessoa que não cuida do corpo, não faz atividade física, não se alimenta bem, não pode esperar ter um envelhecimento tranquilo, saudável.
Uma pessoa que não investe tempo, diariamente, na educação dos filhos, estando presente, orientando, cuidando das amizades dessas crianças, do que elas consomem na internet… Esse pai, essa mãe provavelmente terá problemas com o filho na adolescência, na juventude. Talvez o problema seja rebeldia, talvez seja o consumo de drogas, talvez seja depressão, ansiedade, baixa autoestima…
Muitas das nossas derrotas começam em casa, com a maneira como nos relacionamos com nossa esposa, com o esposo, com os filhos… Muitos dos nossos problemas são causados por práticas nocivas, mas que parecem bobagens.
O que assistimos na TV? Qual o conteúdo que vemos na internet? Quais livros levamos para casa? Ou será que nem levamos livros? Qual o valor que damos aos estudos?
Quanta gente consome pornografia… Quanta gente mente para os clientes para ganhar um dinheirinho a mais…
Essas são sementes de derrota que estão sendo plantadas diariamente. Em algum momento, vai “dar ruim”, como diz a moçada.
Muita gente não avança, não cresce, não é feliz com a família, não é feliz no trabalho, não tem saúde, não tem o respeito das pessoas, porque passa a vida plantando sementes ruins.
Não dá para colher uma vida boa, uma vida abundante, vivendo de qualquer jeito, vivendo em desacordo com os bons princípios, vivendo em desacordo com os valores éticos que aprendemos, inclusive no texto sagrado.
Por isso, meu convite pra você hoje é bem simples. Estamos terminando mais um ano. Então, olhe para sua vida!
Aproveite este momento para fazer uma avaliação sincera. Não minta para você. Olhe para as suas práticas cotidianas, identifique suas prioridades, como tem se relacionado com as pessoas, como tem vivido e responda: tenho plantado sementes de vitória ou sementes de derrota?
Se você concluir que tem feito escolhas ruins, não se culpe. Está tudo bem. Sempre é possível mudar. Decida mudar! Isso talvez não te impeça de colher coisas ruins pelo que já plantou, mas certamente vai estancar o problema. Você começará a viver coisas novas e, com a misericórdia de Deus, terá uma vida melhor.
Um 2022 de vitórias pra você. Boas festas e um Natal de bênçãos para sua vida.
—
Ronaldo Nezo
Jornalista e Professor
Especialista em Psicopedagogia
Mestre em Letras | Doutor em Educação
Visite meu blog:
http://ronaldonezo.com
Siga-me no twitter:
http://twitter.com/ronaldonezo