Início Maringá Livro sobre Zona 7 é lançado no projeto Memórias dos Bairros

Livro sobre Zona 7 é lançado no projeto Memórias dos Bairros

O escritor Jeremias Puliquezi, que faz parte do projeto Memória dos Bairros, lança hoje o livro “Zona7” na sala de exposições do Teatro Calil Haddad, às 20 horas. A obra é diferente dos livros sobre a Vila Operária e sobre o Maringá Velho, ambos do historiador João Laércio Lopes Leal, não tem a pretensão de servir como documento histórico, mas como retrato de momentos. Uma vez que o autor nasceu na esquina das ruas Mandaguari e Tietê na década de 1950; época da formação do bairro.

Esse livro vem sendo escrito há muitos anos, sem pressa e com tempo que eu pudesse consultar outras pessoas que testemunharam os episódios. Foram tantos os ‘causos’ e tantos os personagens retratados que o livro passou de mil páginas. Mas, para a publicação, precisei cortar até que o material se enquadrou nos critérios exigidos para fazer parte do projeto Memória nos Bairros, criado pela Prefeitura em 1995 por meio da Gerência do Patrimônio Histórico”, explicou Puliquezi.

A vila era o trecho entre a linha férrea e o cafezal do engenheiro Aristides Souza Melo, diretor da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, onde hoje é o campus da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mais especificamente o trecho entre a Avenida Paraná/Rua Paranaguá e Avenida São Paulo/Morangueira. O Memória dos Bairros virou memórias de Jeremias que vive na vila há mais de 65 anos.

“Os moradores que estão há menos tempo vão receber uma pitada da história do bairro e os mais antigos, os que já não moram mais lá, vão relembrar casos marcantes, pessoas que fizeram parte da história, com licença para se emocionar e chorar. Além do texto, tive um reencontro com meu lado pintor e, na minha opinião, o resultado deu certo. A capa do livro é ilustrada por três telas, destacando a imagem da casa em que cresci na esquina das ruas Paranaguá e Tietê”, concluiu o escritor.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: