Existem duas consultas públicas abertas pela Prefeitura de Maringá. Uma sobre transporte coletivo e outra sobre mobilidade urbana em geral. Em pontos do Terminal Urbano têm alguns totens onde, pela leitura do QR Code da câmera do celular, o cidadão responde um questionário sobre o transporte público oferecido na Cidade.
Depois de realizada a leitura, o usuário tem a possibilidade de encaminhar sugestões de melhorias. O projeto também é uma forma de validar essa tecnologia, resultado do chamado público para apresentação de soluções tecnológicas; essa é a primeira de outras intervenções e avaliações que serão realizadas posteriormente.
“É mais uma ferramenta que disponibilizamos aos maringaenses para que contribuam de forma democrática para a construção de uma cidade ainda melhor. Para estimular a participação do usuário do transporte público, diversos acessos ao questionário de pesquisa foram distribuídos por todo Terminal Intermodal. Basta apontar a câmera do celular e responder as perguntas”, disse o secretário Marcos Cordiolli.
A CEO do Avaliando Brasil, Patrícia Saugo, reforça que a startup maringaense deseja fornecer a Cidade indicadores que possam direcionar a uma melhoria contínua do serviço público. A plataforma ficou entre as 50 ideias mais inovadoras dentre os negócios fundadas por mulheres em 2021 e pioneira no conceito em converter solução para administração pública; resultado de uma pesquisa realizada pela empresa de inovação Distrito. Já a intenção da Prefeitura é conhecer a opinião das pessoas para investir de forma mais assertiva na melhoria
A outra consulta tem a intenção de colher sugestões, críticas e propostas para a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Maringá e está disponível no site mobilidademaringa.com.br. Trata-se de mais uma oportunidade para a população reclamar, sugerir, reivindicar, criticar os problemas crônicos da mobilidade, entre outros objetivos.
Victor Cardoso