Início Destaques do Dia População pode participar de consultas públicas em Maringá

População pode participar de consultas públicas em Maringá

Existem duas consultas públicas abertas pela Prefeitura de Maringá. Uma sobre transporte coletivo e outra sobre mobilidade urbana em geral. Em pontos do Terminal Urbano têm alguns totens onde, pela leitura do QR Code da câmera do celular, o cidadão responde um questionário sobre o transporte público oferecido na Cidade.

Depois de realizada a leitura, o usuário tem a possibilidade de encaminhar sugestões de melhorias. O projeto também é uma forma de validar essa tecnologia, resultado do chamado público para apresentação de soluções tecnológicas; essa é a primeira de outras intervenções e avaliações que serão realizadas posteriormente.

“É mais uma ferramenta que disponibilizamos aos maringaenses para que contribuam de forma democrática para a construção de uma cidade ainda melhor. Para estimular a participação do usuário do transporte público, diversos acessos ao questionário de pesquisa foram distribuídos por todo Terminal Intermodal. Basta apontar a câmera do celular e responder as perguntas”, disse o secretário Marcos Cordiolli.

A CEO do Avaliando Brasil, Patrícia Saugo, reforça que a startup maringaense deseja fornecer a Cidade indicadores que possam direcionar a uma melhoria contínua do serviço público. A plataforma ficou entre as 50 ideias mais inovadoras dentre os negócios fundadas por mulheres em 2021 e pioneira no conceito em converter solução para administração pública; resultado de uma pesquisa realizada pela empresa de inovação Distrito. Já a intenção da Prefeitura é conhecer a opinião das pessoas para investir de forma mais assertiva na melhoria

A outra consulta tem a intenção de colher sugestões, críticas e propostas para a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Maringá e está disponível no site mobilidademaringa.com.br. Trata-se de mais uma oportunidade para a população reclamar, sugerir, reivindicar, criticar os problemas crônicos da mobilidade, entre outros objetivos.

Victor Cardoso

COMPARTILHE: