O aumento na procura por testes de Covid-19 aumentou cerca de 30% nos últimos dias em Maringá. Geralmente são pessoas que vão viajar ou visitar familiares e preocupam em ter o resultado do teste que detecta o novo coronavírus. A média é de 200 a 250 testes por dia em um único laboratório do município; e a taxa de positividade aparece entre 5% a 8%.
O que tem tranquilizado muitas pessoas é o avanço da vacinação. Quem se infecta, raramente apresenta quadro mais grave da doença, são sintomas mais leves e dor de cabeça. Todavia, pode ser uma forma de transmitir a Covid-19 sem saber que está doente, uma vez que quase não existem sintomas. Por isso, muitos jovens estão realizando o teste para poder reencontrar parentes mais velhos e, em alguns casos, com a saúde fragilizada.
O nome PCR-RT vem do inglês e significa ‘reação de transcriptase reversa seguida de reação em cadeia da polimerase’. O objetivo principal é colher amostra das secreções respiratórias do paciente e posteriormente tentar identificar a presença do vírus. Procura-se, então, a presença do material genético viral. Ao encontrar uma ou mais “evidências” da presença do novo coronavírus em secreções humanas, a infecção é confirmada.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução