Em setembro desse ano a Prefeitura abriu registro de preços para comprar 600 carneiras duplas pré-moldadas para o Cemitério Municipal. Segundo a Secretaria de Infraestrutura, até agora 300 unidades já foram construídas e outras estão em andamento. Para o ano que vem há expectativa da abertura de uma licitação providenciando a instalação de um novo gavetário, com cerca de 1.200 unidades em local próximo à atual capela municipal, o que suprirá a demanda atual da população.
Não é novidade que o Cemitério Municipal está com a capacidade esgotada. Essa situação está levando a administração municipal a discutir a construção de um segundo cemitério público na Cidade. Especulações dizem que o local escolhido ficaria entre o Jardim Liberdade e o Conjunto Requião, e que já há entendimentos para a desapropriação do terreno, que também abrigaria um novo loteamento. Todavia a Prefeitura não confirma as informações
Por nota apenas divulgou que “o Instituto de Pesquisa e Planejamento de Maringá, (Ipplam), recebeu a incumbência de realizar estudos para indicar uma área para instalação de um futuro cemitério municipal. O projeto ainda é embrionário e não há indicação de possíveis locais.”
A Assessoria de Comunicação não informou quantos túmulos existem hoje no local; porém, é sabido que desde 2011 o Cemitério Municipal está sem capacidade para instalação de mais jazigos. Muitos maringaenses estão buscando alternativas em cemitérios particulares e pagando o dobro do valor pelo serviço funerário.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução