Início Colunistas Coluna Angelo Salgueiro

Coluna Angelo Salgueiro

“Quando as raízes são profundas não há razão para temer o vento.” (Provérbio Chinês)

PERDÃO
Durante a pandemia, principalmente no início, foram muitas as empresas que tentaram descumprir os decretos da prefeitura que determinavam o fechamento do comércio. A fiscalização agiu duramente aplicando diversas e pesadas multas contra comerciantes que já estavam em situação econômica muito ruim e que precisavam trabalhar para manter seu sustento e dos funcionários. Após muitos embates a prefeitura concedeu desconto de até 90% sobre estas multas. O prazo para pagamento das multas com este desconto vence agora 31/12, depois disto o valor é cheio.

GRIPE
A prefeitura de Maringá está disponibilizando nos postos de saúde do município vacina contra a gripe para todas as pessoas que queiram se vacinar. As pessoas ficaram muito preocupadas com a vacina da Covid e deixaram de se vacinar contra a gripe. É muito importante que a população se vacine contra a gripe, já que estamos tendo aumento dos casos na cidade principalmente entre as crianças.

GASTOS
A Justiça Eleitoral terminou um processo de licitação e vai gastar milhões com a troca das urnas eletrônicas já para as próximas eleições. A empresa que venceu a licitação foi Positivo Tecnologia. Ou seja, vão gastar uma fortuna com a troca de urnas que estão em perfeito estado de conservação com a justificativa que as novas são mais seguras. É impressionante como gastam o dinheiro público sem dó nem piedade.

MAIS UMA VEZ
O ministro do Superior Tribunal Federal, Nunes Marques, negou o pedido da Defensoria Pública de Minas Gerais e manteve a condenação de uma mulher que foi presa por furtar 18 chocolates e 89 chicletes. O furto aconteceu em 2013 quando o prejuízo corresponderia a aproximadamente R$ 50. O ministro disse que no caso não se aplica o princípio da insignificância e que a condenação deve ser mantida pela reprovabilidade do ato. Este é o nosso STF, este é nosso judiciário. Todos os dias são noticiadas decisões deles beneficiando grandes traficantes, grandes criminosos, grandes corruptos com milhões e milhões de dinheiro público envolvido. Mas o caso do chocolate e chiclete deve ser mantido para dar exemplo de justiça.

SEM PROTEÇÃO
O ex-juiz Sérgio Moro que pulou sem paraquedas quando decidiu deixar a magistratura e entrar no mundo político, com certeza vai ter sérios problemas caso não consiga alcançar um mandato. O Tribunal de Contas da União determinou que a empresa para a qual Moro prestou assessoria jurídica informe quanto pagou a ele pelos serviços. É que esta empresa trabalhou na recuperação judicial da Odebrecht, empreiteira que Moro investigou e processou enquanto era juiz. Esta ação do TCU é uma, entre muitas, que diversos políticos e empresários entrarão contra o ex-juiz, que perdeu o manto da proteção quando resolveu deixar o cargo de juiz. E o que chegar no STF Moro terá Gilmar Mendes pela frente.

RECOMENDAÇÃO
O Tribunal de Contas do Paraná recomenda a utilização do “passaporte da vacina” em festas públicas de final de ano. Seja pública ou seja privada o que tem de vídeos nas redes sociais mostrando festas e eventos lotados se torna impossível acreditar que alguém esteja pedindo passaporte ou utilização de máscaras ou qualquer outra coisa. A festa está solta e ninguém está nem aí com a recomendação do TCE-PR.

MÃO LEVE
Por falar de vídeo de festa tem um do show do cantor Gustavo Lima, no Parque de Exposições, mostrando os seguranças prendendo um cidadão e retirando da roupa dele celulares que o sujeito tinha furtado durante o show com uns 30 celulares escondido no corpo. Se os seguranças soltassem o rapaz era capaz dele ser linchado pelo pessoal que estava em volta.

300
Quem gosta de cinema conhece o filme 300 e reconhece a frase “Ô Leônidas, você tem que parar de arrumar essas confusão”. Por aqui nós também temos o nosso Leônidas, o presidente Bolsonaro que em três anos de mandato já foi alvo de 143 pedidos de impeachment. E ele não para de arrumar confusões.  Quem sabe até o final do mandato chegará aos 300.

RESISTÊNCIAS
Luísa Erundina, que já foi prefeita de São Paulo, e está no seu sexto mandato como deputada federal, no alto de seus quase 88 anos, sempre esteve na vida política, no Partido dos Trabalhadores. Disse em entrevista que “Lula não pode fazer aliança a qualquer preço.” Ou seja para Lula fechar definitivamente com Alckimin terá de vencer resistências históricas de seu partido.       
     
MISSÃO IMPOSSÍVEL
No último dia 25 de dezembro foi preso um homem na Inglaterra que estava tentando invadir o castelo de Windsor, onde a rainha Elizabeth II estava passando o Natal. Depois da prisão foi divulgado nos noticiários que o homem pretendia matar a rainha. Meu filho Enrico, de 8 anos, ouviu a notícia e me falou: “pai, mas isto é uma missão impossível”. A rainha segue firme.

COMPARTILHE: