Início Maringá Vacinação contra Covid-19 para crianças deve começar em cinco de janeiro

Vacinação contra Covid-19 para crianças deve começar em cinco de janeiro

O secretário de Saúde de Maringá, Marcelo Puzzi, informou que a vacinação contra o novo coronavírus em crianças entre cinco e 11 anos deve começar dia cinco de janeiro no município. A expectativa é que o lote de imunizantes exclusivo para este público chegue em Maringá no início da próxima semana. A informação é que, assim que as vacinas chegarem, o processo de imunização comece imediatamente para atender cerca de 30 mil crianças nessa faixa etária na Cidade.
Para receber a dose, não haverá necessidade dos pais e responsáveis apresentarem declaração médica da criança, apenas ir acompanhado do menor. Objetivo da Saúde, com o apoio do prefeito Ulisses Maia, é “desburocratizar” a vacinação e facilitar o acesso as doses entregues pelo Ministério da Saúde. O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, reforçou em diversos veículos da imprensa que a vacinação é uma estratégia para garantir maior segurança, controle da pandemia e imunização para a população.

“O Paraná foi um dos primeiros estados a pedir a vacinação pediátrica para o combate à pandemia. Reforçamos a importância do diálogo com o Governo Federal e o Ministério da Saúde com respeito. Todavia, a orientação no Estado é a vacinação universal e ostensiva, aliada à segurança sanitária para todos os paranaenses. Paralelo a isso, devemos manter a higienização e o uso de máscaras; de preferência redobrar no período comemorativo. Ainda não temos casos confirmados da variante Ômicron em nosso Estado e as medidas sanitárias juntamente com a vacinação são nossas aliadas na luta contra a Covid-19″, resumiu o secretário estadual.

Na manhã de ontem, o diretor-técnico do Hospital Pequeno Príncipe, Donizetti Dimer Giamberardino Filho, se posicionou favorável a vacinação de crianças dizendo que isso vai afastar todos da crise sanitária. Ele também apresentou dados que chamam atenção, foram 1.285 crianças e adolescentes infectadas pelo novo coronavírus no hospital em 2021, no ano anterior foram pouco mais de 300 casos.

A vacinação dos demais públicos contra a Covid continua nas Unidades de Saúde de Maringá entre 10 e 15 horas nas Unidades Básicas de Saúde estabelecidas no cronograma de vacina disponível no site da Prefeitura. Quem pode receber a vacina: 1ª dose para pessoas com mais de 12 anos; 2ª dose: todos os públicos com intervalo de 21 dias (Pfizer e Coronavac) ou 56 dias (Astrazeneca); 3ª dose: pessoas com mais de 18 anos com a 2ª dose aplicada há pelo menos quatro meses e pessoas com alto grau de imunossupressão com 2ª dose aplicada há mais de 28 dias; e a dose reforço da Janssen para maiores de 18 anos.

As unidades Império do Sol e Zona 7 que estavam contempladas no cronograma anteriormente, não vacinam ontem, mas retornaram normalmente nesta quarta-feira.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: