Início Colunistas Coluna Angelo Salgueiro

Coluna Angelo Salgueiro

“A educação não tem preço. A sua falta tem custo.” (Antonio Gomes Lacerda)

EDUCAÇÃO E CUSTO
Sobrou para a prefeitura do município de Porto Rico o custo de limpar mais de 24 toneladas de lixo que os turistas deixaram nas prainhas do rio Paraná, somente na festividade de virada de ano. A falta de educação das pessoas que não são capazes de recolher o seu próprio lixo causa um prejuízo enorme ao meio ambiente e a um município que tem aproximadamente 3 mil habitantes e recebe todo os finais de semana muita gente, número que aumenta ainda mais quando tem feriado.


INTIMIDADOS
Alguns comerciantes da cidade, principalmente de padarias, estão se sentindo intimidados com a quantidade de pedintes que vão em seus estabelecimentos para pedir comida, mas de forma de enfrentamento. As avenidas 19 de Dezembro e Mandacaru estão com muitos pedintes que se unem em grupos e ficam em frente aos estabelecimentos, causando intimidação nas pessoas. Ontem uma mulher foi assaltada no meio do dia, com ameaça de faca na avenida Mandacaru. A prefeitura tem de tomar providência urgente com relação às pessoas em condição de rua que vem aumentando muito na cidade.

PARADA
Mais uma vez estamos sendo lembrados sobre a creche do conjunto Thaís, que já faz mais de três anos que foi demolida para uma reforma e até hoje a obra está abandonada. As mães têm que levar seus filhos em creches em bairros que ficam do outro lado do Contorno Norte. Inclusive moradores estão se preparando para fazer um protesto em frente ao Centro Municipal de Educação Infantil para cobrar uma solução.  Uma obra que deveria ter sido finalizada no ano passado. Se a prefeitura reiniciar a obra hoje dificilmente conseguirá terminar neste ano de 2022. As mães do bairro terão que continuar sofrendo com esta situação.

TRABALHO
O prefeito Ulisses Maia, que completou um ano de seu segundo mandato, poderia tirar férias, mas parece que não vai sair de férias agora. São muitas as demandas de trabalho e o prefeito vai pegar firme no começo deste ano para que todos os seus projetos aconteçam. O prefeito está muito disposto e com vontade de mostrar serviço. Deixa as férias para depois.

SAUDADE
Para quem estava com saudade da propaganda eleitoral na televisão e no rádio agora vai poder matar esta saudade, já que o presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que regulamenta a propaganda eleitoral. Com seu retorno os partidos políticos poderão apresentar suas ideias, projetos, críticas e propostas para melhorar a vida do povo brasileiro.  Com a propaganda eleitoral gratuita, que de gratuita não tem nada porque nós pagamos mais esta conta, com certeza a nossa vida vai melhorar.

FELIZ
O ex-prefeito Silvio Barros está feliz porque a sua participação do boletim Cidadania e Sustentabilidade na programação da rádio CBN de Maringá, a partir do dia 10 de janeiro, passará a entrar no ar também na CBN Curitiba, assim terá alcance em todas as emissoras CBN do Paraná.

BONS MENINOS
Os presos que tem bom comportamento têm o direito à “saidinha” de final de ano. No Rio de Janeiro quase 80% dos presos que eram ligados ao PCC e foram liberados para passear não voltaram. Imaginar que os bons meninos do PCC iriam voltar é piada, segue o nosso sistema judiciário em ação.

RECESSO
A Câmara de Vereadores está em recesso, mas as articulações políticas já são grandes. Dos 15 vereadores, pelo menos 4 demonstram interesse em serem candidatos na eleição deste ano. Tudo indica que Flávio Mantovani e Alex Chaves serão candidatos a deputado estadual, enquanto o delegado Luiz Alves e o Altamir da Lotérica deverão ser candidatos a deputado federal.

PONTE
O Governo do Estado anunciou que o projeto da ponte que liga Guaratuba a Matinhos está seguindo dentro do cronograma previsto. Agora estão sendo feitos estudos de impacto ambiental  para depois ser realizada a licitação de contratação de projeto. Será uma ponte de aproximadamente mil e duzentos metros, um sonho antigo de muita gente. Hoje só se atravessa de ferry-boat, com uma média 70 a 100 mil carros que fazem a travessia por mês.  Na temporada estes números vão para 200 mil veículos em média. O início da obra deverá acontecer no segundo mandato do governador Ratinho Júnior, isto se ele se reeleger.

ÁGUA
Continua crítica a situação de falta de água no lago do Parque do Ingá, estamos em um período que já deveria estar chovendo mais. A prefeitura fez convênio com a UEM para buscar soluções para o problema da água para o lago. Não está fácil por água no parque.

COMPARTILHE: