Início Colunistas Coluna Angelo Salgueiro

Coluna Angelo Salgueiro

“Discordo do que você diz, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lo.” (Voltaire)

INTERESSANTE
O jornalista Angelo Rigon fez uma publicação em seu blog muito interessante. Ele escreveu sobre a história do prefeito Euclério, do município de Cariacica, no Espírito Santo, que no ano passado disse que iria construir uma prainha para Cariacica “chamar de sua”. O prefeito começou o processo e fez uma licitação no valor de pouco mais de R$ 40 milhões para as obras iniciais da prainha, mas foi tanta polêmica na cidade que ele teve de arrumar uma justificativa e cancelou a licitação.

LIÇÕES
Da história de Cariacica, município com quase 400 mil habitantes, da para ter uma noção do valor de uma obra desta, sem contar que não está considerado neste valor o preço do terreno, que aqui terá de ser comprado. As razões constantes na justificativa apresentada pelo prefeito de lá para cancelar o processo deveriam ser analisadas com muito carinho pela administração daqui, pois o risco de chegarmos no mesmo resultado é muito grande.

MEMES
A forte chuva da última quinta-feira gerou muitos memes nas redes sociais. Os alagamentos nas avenidas e bairros, principalmente na avenida Morangueira e no Jardim Tóquio. São pontos com problemas críticos de escoamento de água decorrentes da rede de galeria que ninguém consegue resolver.  Os moradores daquela região gravaram diversos vídeos dizendo que lá é o local ideal para a construção da prainha municipal. Brincadeiras à parte, o que a população quer é a solução para o problema de escoamento de água da chuva que causa grande transtorno para os moradores dessas regiões.


COMPORTAMENTO
O comando do Exército Brasileiro baixou determinação para que seus integrantes não utilizem as redes sociais com divulgação de fake news. A Polícia Militar baixou determinação para que seus integrantes não utilizem as redes sociais para divulgar o que acontece internamente na corporação. Cada vez mais fica claro a necessidade de filtrar o comportamento das pessoas nas redes sociais, não como censura, mas como forma de educação e bom senso em tudo que é exposto.

PAVIMENTANDO
O vice-prefeito de Sarandi, Wlademir Garbuggio, já está em plena campanha. Garbuggio, que é do partido Republicanos, será candidato a deputado federal e deverá fazer uma boa campanha. Ele já vai pavimentado o caminho para a eleição de prefeito em 2024, aproveitando a boa administração que o prefeito Valter Volpato vem fazendo em Sarandi.

POLÊMICA
A Câmara Municipal de Maringá está aguardando um parecer do Tribunal de Contas do Estado sobre a legalidade de pagamento de 13º salário e férias aos vereadores. Se o parecer for de que o pagamento é legal, os vereadores votarão o projeto para conceder-lhes os benefícios. Lembrando que os vereadores têm dois recessos por ano, inclusive, estão em recesso. Com certeza vai gerar muita polêmica, pois são regalias que a população rejeita cada vez mais.

REDUÇÃO
Acreditando mesmo que a nova variante do vírus é mais branda, o Ministério da Saúde está estudando a redução do prazo de quarentena que as pessoas infectadas devem ficar em isolamento. Atualmente este prazo é de 14 dias. Mas como ninguém tem certeza de nada, o mais coerente seria aguardar um pouco mais antes de alterar o protocolo existente.

SUSTO
Os proprietários de veículos estão assustados com os valores cobrados pelo IPVA. Acontece que os valores dos veículos foram atualizados pela tabela FIPE. Como houve aumento nos preços dos veículos usados, o percentual do imposto que é cobrado sobre o valor do veículo foi lá em cima.

FRACO
Como já dissemos, não estão aparecendo nomes que queiram enfrentar o governador Ratinho nas eleições deste ano, que está com Covid mas está forte de saúde e politicamente.  Em compensação os políticos estão sentido que o senador Álvaro Dias está fraco politicamente e já são mais de 20 nomes cogitando disputar a vaga ao Senado. Está até lembrando a letra da música “O bêbado e o equilibrista”, naquele trecho: “meu peito parece sabe o que? Tábua de tiro ao Álvaro…”

MANHÊ!
Parece que nunca a frase do escritor e filosofo francês Voltaire, que colocamos no início desta coluna, fez tanto sentido como nos tempos atuais. Pois é, o nosso grande ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, saiu com mais esta em uma entrevista: “Michelle Bolsonaro é simbolicamente a mãe de todos os brasileiros.”  Como disse o filosofo: “vamos defender o direito dele de dizê-lo”, mas não concordamos. 

COMPARTILHE: