A sorte pode bater à sua porta é uma frase imprecisa – deveria terminar com a porta do seu trabalho.
Eu penso comigo que dificilmente a fortuna vai procurá-lo em casa. Para ser beneficiado pelo destino, você precisa se apresentar ao jogo, isto é, para a vida.
A regra é fazer algo diferente, empreender, conhecer pessoas e, TRABALHAR DURO. São tantas as histórias do mundo que me fazem literalmente dizer que dificilmente você será o melhor, sem antes ter sido o pior.
Duas amigas abriram uma padaria na cidade de Nova York. Porém, a economia andava mal das pernas, o governo Clinton agonizava e como resultado, a clientela quase não aparecia.
Para atrair público e reduzir perdas, elas resolveram aproveitar as sobras diárias da massa de pães e bolos para produzir bolinhos pequenos, bonitos e acessíveis, os clássicos chamados de CUPCAKES.
Sim, algo desaparecido do mercado, tidos como antiquados, considerados do tempo da vovó. Mas estes docinhos voltaram na hora certa. Já ouviu a famosa frase, a pessoa certa na hora certa?
As pessoas da cidade, carentes de algo GRANDE o suficiente aos olhos e ao estômago para satisfazer os desejos e PEQUENO o suficiente para não gerar culpa, na definição de uma cliente.
As filas na frente do pequeno estabelecimento chamaram a atenção dos produtores de um programa super conhecido da TV que resolveram apostar numa série que eram quatro amigas solteiras e liberais que frequentavam a padaria chamada Magnólia.
Essa série provocou uma súbita publicidade gratuita para o estabelecimento e fez renascer a febre dos cupcakes e turbinou o negócio das duas amigas.
Em menos de duas décadas, essa pequena padaria de nome Magnólia saltou para uma rede de estabelecimentos espalhados pelo mundo, com um faturamento anual na casa de 50 milhões de dólares.
Isso tem muito a ver com ousadia. É como jogar na loteria. Para ser premiado é preciso jogar, é preciso comprar o bilhete. Quanto mais você ousa, quanto mais trabalha, mais se coloca numa possível posição de destaque e de preferência, onde há maior visibilidade e menor concorrência.
A regra é estar atento, sempre. Se um cavalo selado passar a seu lado, monte-o, porque pode ser que ele passe apenas uma vez. Agora, imagine o cavalo selado passar na sua frente e você não perceber por estar distraído, mexendo no celular.
Creia, nem os gigantes bilionários da internet, deixam seus filhos plugados demais na rede e desconectados do mundo real. Sabe quais são os conselhos que um Bill Gates ou um Zuckerberg sempre deram aos seus filhos? Algo do tipo, vai fazer um bolo, vai fazer algo da vida real, porque é lá que a vida acontece.
Você já percebeu que o grande mercado disruptivo só existe porque usam o digital para arrumar problemas da vida real. Se existe um UBER é porque ele descobriu que o transporte urbano era caro, que cobrava ida, volta, espera, bandeira da prefeitura, lobby da cooperativa, salário do sindicalista do setor etc.. e agora, num clic, cobra somente ida e ficou viável, barato e acessível a população. Ou seja, é SUCESSO porque RESOLVEU UM PROBLEMA.
O Psicólogo Richard Wiseman, autor do livro O fator sorte disse: “Quando estamos ocupados, ansiosos ou tensos, não percebemos as boas oportunidades que estão em nossa frente”. Lembro-me de uma famosa frase atribuída a John Lennon que dizia: “A vida é o que acontece enquanto estamos ocupados fazendo outros planos”.
Por estas e por tantas outras histórias, sejam de empreendedorismo ou de relacionamentos, a melhor ATITUDE é se afastar dos aparelhos de vez em quando, relaxar e permanecer com a mente aberta ao IMPONDERÁVEL e atento ao que acontece ao seu redor.
Mas, de qualquer forma, se você trabalhar duro, ousar e mesmo assim não for brindado com a sorte, se der tudo errado, volte sua mente para as infindáveis histórias de sucesso que vieram após fracassos, erros, frustrações e por aí que volto a falar que dificilmente você será o melhor sem antes ter sido o pior.
Ser pequeno não é defeito, mas se quiser crescer, tem que ter disposição para escalar a montanha. Como eu sempre escrevi nos meus livros: Deus ajuda, mas ele espera que você faça a sua parte. E a parábola dos talentos é o grande ensinamento.
Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!
- Gilclér Regina palestrante de sucesso, escritor com vários livros, CDs e DVDs que já venderam milhões de cópias e exemplares no Brasil, América, Ásia e Europa. Clientes como General Motors, Basf, Bayer, Banco do Brasil, Grupo Silvio Santos, entre outros… compram suas palestras. Experiências no Japão, Portugal, Estados Unidos, entre outros países… 5000 palestras realizadas no país e exterior. Atualmente no top 10 dos livros mais vendidos no ranking do Google