Início Colunistas Você tem escolhido o caminho mais leve ou o mais pesado?

Você tem escolhido o caminho mais leve ou o mais pesado?

A vida é feita de escolhas! Que escolhas você tem feito?

Uma estimativa feita pelo Wall Street Journal, em 2018, revelou que as pessoas tomam, em média, 35 mil decisões por dia. Dá pra imaginar você tomando 35 mil decisões por dia?

A maioria dessas escolhas são quase automáticas. Não temos muita consciência de que estamos decidindo algo. Mas essas decisões começam logo que acordamos.

Você escolhe levantar ao primeiro toque do despertador ou fica mais um pouquinho na cama? Vai direto para o banheiro ou corre pra cozinha?

Na cozinha, faz um chá ou toma leite? Come uma fatia de pão ou duas? Usa manteiga ou requeijão?

Estamos escolhendo todo o tempo. Muitas dessas decisões se tornam parte da rotina e já incorporamos em nossos hábitos.

Porém, existem escolhas que podem mudar completamente a nossa vida. Sim, caro amiga, cara amiga, cada novo dia não traz apenas a chance de fazermos a escolha do café da manhã, do sapato que vamos usar.

Cada novo dia também traz a chance de decidirmos por uma vida melhor, uma vida mais leve, uma vida em paz. Você pode fazer isso agora. Você não pode mudar o passado, mas pode escolher como lidar com o passado, pode escolher como viver o agora e como plantar boas sementes para o futuro.

O escritor britânico Greg Mckeown afirma que a trajetória de uma vida pode mudar no instante em fazemos três coisas: assumimos o controle de nossa vida, nos livramos dos fardos emocionais e acertamos as coisas.

Vamos desdobrar a ideia…

Assumir o controle de nossa vida é ter a consciência que fazemos escolhas todo o tempo e que nossas escolhas podem ser determinantes para tornarmos a nossa vida melhor ou pior.

Nós escolhemos o que comer, escolhemos o que fazer com nosso corpo, escolhemos a rotina de trabalho, escolhemos quem amar, escolhemos a maneira de educar nossos filhos, escolhemos a forma de nos relacionarmos com as pessoas, escolhemos o investimento que fazemos na carreira… São escolhas. Escolhas nossas! E só nós podemos fazer essas escolhas.

A vida muda quando você assume que é sua responsabilidade decidir todas essas coisas e são essas escolhas que definirão o tipo de vida que você tem ou terá.

Outro aspecto essencial é libertar-se dos fardos emocionais. Tem gente que passa a vida carregando fardos desnecessários. A vida fica mais leve, mais fácil quando você se livra desses fardos.

Talvez alguém tenha te magoado, ferido há cinco, seis… dez anos. E você carrega isso. Esse é um peso que você precisa se livrar. Perdoar é libertar-se de um fardo que você não precisa carregar.

Tem gente que fica esperando que o outro venha arrependido, se humilhe, peça perdão. Com isso, passa anos e anos levando o fardo da dor, da mágoa, esperando a chance de ver o outro humilhar-se. O problema é que, frequentemente, esse outro nunca aparece pedindo perdão. E sabe o que acontece? Enquanto quem magoou está vivendo, o magoado segue se arrastando com um fardo emocional de tristeza, dor, desejo de vingança…

Se este é o seu caso, livre-se disto! Diga para você mesmo: eu perdoo! Eu libero perdão. Eu vou aceitar que aconteceu, vou aceitar que machucou, mas vou seguir em frente!

Por fim, torne a sua vida mais simples acertando as coisas. Não viva adiando o que precisa ser resolvido. Se você sente necessidade de chegar na sua sogra e dizer: ei, isso não está funcionando em nossa relação, faça isso! Peça sabedoria a Deus, converse com pessoas experientes e vá até ela. Acerte as coisas.

Se alguém te machucou e você sente necessidade de esclarecer o que houve, vai lá e, com serenidade, respeito e converse. Acerte as coisas!

Se você precisa pedir perdão a alguém, peça! Não tenha vergonha, não fique adiando. Se precisa recomeçar uma relação com alguém, recomece! Tome a iniciativa. Não fique esperando.

Sabe por quê? Porque tudo que a gente não acerta se torna um peso, se torna um fardo que impede que prossigamos de maneira mais leve.

Lembre-se: “a cada novo dia temos a chance de moldar os dias que virão… A cada momento temos uma escolha: escolhemos o caminho mais pesado ou o mais leve?” (Greg Mckeown).


Ronaldo Nezo
Jornalista e Professor
Especialista em Psicopedagogia
Mestre em Letras | Doutor em Educação

Visite meu blog:
http://ronaldonezo.com

Siga-me no twitter:
http://twitter.com/ronaldonezo

COMPARTILHE: