Ontem, pelo rompimento de fibra ótica da Copel, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Vardenlina não iniciou o serviço de testes rápidos da Covid-19; mas nesta terça o posto começou o atendimento. Dessa forma, são 13 unidades fazendo a aplicação do exame na população. Somente pessoas com sintomas da doença devem procurar o serviço, caso o paciente necessite será encaminhado para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ou UBSs de referência.
Estão aplicando a testagem as UBSs: Império do Sol, Vila Operária, Vardelina, Tuiuti, Universo, Quebec, São Silvestre, Ney Braga, Cidade Alta, Industrial e Internorte. Todos recebem os pacientes diariamente das 12 horas às 16h30. As UPAs Zona Norte e Sul também fazem os exames e funcionam 24 horas. O secretário de Saúde, Marcelo Puzzi, reforça que é importante lembrar que nas Unidades Básicas de Saúde será feito apenas o teste rápido para pessoas com sintomas.
Ainda segundo Puzzi, grande parte das pessoas que procuram atendimento médico apresenta sintomas leves parecidos com o de gripe e poucos precisam ser internados. Por isso, reforça a importância da vacinação que continua sendo realizada no município com todos os imunizantes enviados pelo Ministério da Saúde e repassados pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa).
Podem receber a vacina da primeira dose as pessoas com 12 anos de idade ou mais: a segunda dose pode ser distribuída para quem já tomou a primeira, Pfizer ou Coronavac, há 21 dias; ou AstraZeneca com 56 dias de intervalo. A terceira dose é para pessoas com 18 anos ou mais com a 2ª dose aplicada há pelo menos 4 meses e pessoas com alto grau de imunossupressão com segunda dose aplicada há mais de 28 dias. Por fim, a dose de Reforço Janssen é aplicada em quem tomou a primeira dose da mesma marca e hoje estão gestantes ou imunossuprimidas.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução