Desde o início da semana 11 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Maringá estão realizando testes de Covid-19 em pessoas com sintomas respiratórios. Para ter dimensão da procura por esse tipo de serviço, a Saúde divulgou um levantamento entre os dias primeiro e 10 de janeiro mostrando que foram realizados 36.956 testes de detecção da doença. Essa é uma média de 3 mil exames diários somente nas UBSs. Como a procura continua grande, a Prefeitura ampliou o atendimento em alguns locais.
A partir de hoje as UBS′s Império do Sol, Vardelina, Universo, Quebec, Maringá Velho, Ney Braga, Cidade Alta, Industrial, Guaiapó- Requião, Morangueira e Internorte farão testes de segunda a sexta-feira, das nove às 16 horas. Nessas unidades não haverá vacinação contra covid-19. Lembrando que, a partir da próxima semana, o teste também será realizado em Iguatemi com local e horário ainda serem anunciados.
“A nova estratégia vai agilizar os atendimentos e oferecer mais qualidade no serviço público de saúde. Estamos vacinando e fazendo testes rápidos de norte a sul da cidade, o que beneficia o cidadão. Destaco que as unidades que fazem vacinação e testagem seguem com atendimentos de atenção básica à saúde como entrega de medicamentos, curativos e aplicação de vacinas de rotina”, explicou Marcelo Puzzi, secretário municipal de Saúde.
SERVIÇO
Serão entregues senhas para testes de Covid-19 nas UBSs. A mudança é que as unidades Maringá Velho, Guaiapó- Requião e Morangueira passaram a fazer teste rápido de Covid-19; enquanto a São Silvestre, Vila Operária e Tuiuti, que faziam testagem, serão destinadas à vacinação. Dessa forma, a aplicação segue nos postos: Céu Azul, Vila Operária, Zona 7, Floriano, Zona 6, Iguaçu, Zona Sul, São Silvestre, Paraíso, Alvorada I, Olímpico, Alvorada III, Piatã, Pinheiros, Tuitiu, Mandacaru, Paris, Iguatemi, Grevíleas, Portal das Torres e Parigot de Souza.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução