O prefeito Ulisses Maia anunciou nas redes sociais que a vacinação de crianças de cinco a 11 anos contra Covid-19 começa na segunda-feira, dia 17, em Maringá. O anúncio foi feito assim que o Ministério da Saúde informou ter recebido o primeiro lote com 1,2 milhão de doses pediátricas da vacina fabricada pela Pfizer. A distribuição começa imediatamente para os estados e o Distrito Federal.
Conforme já havia informado anteriormente, Maia reforçou que a vacinação será realizada em escolas e Centros Municipais de Educação (Cmeis) de bairros nas diferentes regiões da cidade, nos jardins Olímpico, São Silvestre, Internorte e Pinheiros. Não será um processo obrigatório, mas de decisão dos pais. É necessário preencher um termo de autorização para a aplicação.
“A Secretaria de Saúde deverá vacinar contra Covid-19 em torno de 60 mil crianças nessa faixa etária. O número diz respeito aos cadastros existentes no sistema Gestor da Secretaria de Saúde. A vacinação das crianças vai atender diretrizes semelhantes às dos adultos. Será iniciada por crianças com comorbidades e deficiência permanente, seguidas de indígenas e quilombolas, as que vivem em lares com pessoas com alto risco para evolução grave da doença e, então, em ordem decrescente de idade: iniciando pelos 11 anos até chegar aos cinco anos”, complementou o secretário de Saúde, Marcelo Puzzi.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução