Início Colunistas Coluna Angelo Salgueiro

Coluna Angelo Salgueiro

“Eu amo o cão. Ele não faz nada por razões políticas.” (Will Rogers)



NARRATIVAS
“O que vai definir as eleições são as narrativas e não a realidade”. Faz tempo que não se ouve uma frase tão curta e tão verdadeira como esta, que define bem este tão complexo mundo da política brasileira. O cientista político e comentarista, Fernando Schuler, é quem fez esta análise em um texto sobre o atual momento do país. Um país em que se consegue mudar toda uma realidade de corrupção totalmente comprovada com fatos, testemunhos, confissões, devoluções, e de repente é como se nada daquilo tivesse existido. Esquecemos de tudo o que foi provado e  o que passa a valer é a forma e não o mérito. O bandido vira mocinho e o mocinho vira bandido. Irretocável a frase do cientista político, o que vale aqui é a narrativa e não a realidade. 

VISUAL
Hoje será a inauguração do Parcão, o espaço para atividades com cães, na praça em frente à Câmara Municipal. O vereador Flávio Mantovani, idealizador do projeto, postou uma foto sua de cabelo colorido com seu pet,em sua rede social. Na inauguração de hoje a expectativa e ver se ficou mantido o novo visual do vereador.

OFTALMO
O cada vez mais poderoso no Governo Federal, Ciro Nogueira, ministro-chefe da Casa Civil, que agora também tem a caneta para decidir sobre o orçamento, disse em uma entrevista à CNN nesta semana que os números das pesquisas e a versão moderada do ex-presidente Lula é uma “ilusão de ótica”,  e que durante a campanha, o presidente Jair  Bolsonaro irá mostrar a realidade em relação ao petista. Ciro Nogueira precisará realmente ser forte para manter o centrão unido e evitar traições. Ele vai ganhando poderes para isto, senão precisarão de bons oftalmos para resolver os problemas de ilusão de ótica.

CNH
Com as novas regras de validade das CNHs quem tem abaixo de 50 anos de idade tem validade da CNH de 10 anos. De 50 a 69 anos de idade a validade é de 5 anos, e de 70 para cima a validade é de 3 anos. Mas o presidente Jair Bolsonaro quer alterar estas regras novamente. Disse que vai enviar projeto de lei para que todos tenham até 75 anos de idade a validade da CNH seja de 10 anos.

DESPEJO
Durante a pandemia,  a Justiça determinou que não poderá haver decisão de despejo de pessoas em áreas urbana ou rural, o prazo de impedimento para que haja despejo vai até 31 de março de 2022. Durante este período o Superior Tribunal Federal já impediu quase vinte mil ações de despejo que haviam sido concedidas em instâncias inferiores. Se ficar mantido o prazo de impedimento, a partir de 1 de abril vai acontecer uma avalanche de demandas de despejo que estavam reprimidas.

2023
O jornal Gazeta do Povo publicou, no último dia 13, uma entrevista exclusiva com o prefeito de Maringá Ulisses Maia, sobre a praia artificial de Maringá que será pública e poderá sair do papel em 2023. Na entrevista Ulisses disse ao jornal que “aqui nós vamos fazer a praia pública, aberta ao público, sem qualquer tipo de cobrança pelo acesso”, disse ainda que não se tem ideia do valor do projeto por enquanto, mas que será feito.

PIOR
Se aqui está ruim com inflação batendo quase 11%, imagina nossos vizinhos argentinos com quase 51%. Um governo de esquerda do presidente Alberto Fernandez que tanto critica o governo de direita daqui do presidente Bolsonaro.

VOLTAS
Com o agravamento da pandemia, retomam também às dúvidas sobre à volta das aulas presenciais, principalmente na UEM, que antes mesmo de imaginarmos esta atual situação já sinalizava restrições para a retomada do calendário presencial. Agora não sabemos se voltam.

ENERGIA
O ex-chefe da Casa Civil do governo do Paraná, Guto Silva, que acabou de deixar o cargo e reassumiu seu mandato de deputado estadual, disse que é candidato ao Senado e que pretende levar toda sua energia e disposição, no alto dos seus 44 anos, para produzir pelo o Estado. Fala claramente direcionada ao seu maior concorrente à vaga do Senado, que é o senador Álvaro Dias, que tem 77 anos, insinuando que ele  já não está com tanta energia e não está produzindo muito para o estado. O que não dá para o jovem deputado fazer é menosprezar a experiência do velho senador.

VÁ EM PAZ, DIOGO TUDELA
Maringá perdeu ontem Diogo Tudela, aos 79 anos. Homem cordial e cheio de amigos, o agricultor realizou as melhores festas da cidade nos anos 90. O velório está sendo no Cemitério Parque e seu corpo será cremado, às 10 horas, de hoje. Vai em paz, grande Tudela.

COMPARTILHE: