Início Maringá Aumenta procura por cursos de DJ em Maringá durante a pandemia

Aumenta procura por cursos de DJ em Maringá durante a pandemia

A cena eletrônica brasileira vem se profissionalizando cada vez mais nos últimos anos e, com isso, o trabalho dos DJs (abreviação para Disc Jockeys) passou a ser mais valorizado. Com mixagens de vinil que depois foram substituídas pelas de CD e, atualmente, pelas de streaming, o profissional conquistou espaço e atrai olhares de interessados em seguir esse tipo de carreira. Em Maringá, aumentou o número de pessoas procurando escolas especializadas.

“Após a flexibilização dos decretos a procura aumentou em 100%. Muitos jovens tem procurado a escola para encontrar uma renda extra ou até mesmo uma nova profissão, esse é o principal motivo. Em segundo lugar, vem também a satisfação de ser reconhecido, ser popular nas festas, fazer novas amizades e ganhar dinheiro se divertindo. A área é rentável. Nesse novo cenário, já visualizando o pós pandemia, o número de novos lounges, bares e até mesmo festas de casamento, formatura, aniversário aumentou exponencialmente. Tenho alunos lucrando de R$ 3 mil a R$ 7 mil por mês tocando apenas aos finais de semana; mesmo em pandemia”, explicou Júlio Cesar, diretor de uma escola de Djs em Maringá.

Cesar explica que nas aulas se aprende a fazer uma mixagem profissional, baixar músicas, toda a parte técnica de operação e apresentação. Da mesma forma que o aluno passar a ter noção de como se lançar no mercado de trabalho, planejar o marketing e também a produzir a própria música. Disse ainda acreditar que “o setor de eventos em geral foi o mais afetado nessa Pandemia, em contrapartida a volta de festas e baladas foi muito maior do que o esperado. Esse é o melhor momento para investir na profissão de DJ”. Prova de que há procura é a quantidade de escolas especializadas no município, são pelo menos quatro.

Para aqueles que buscam uma renda estável e uma profissão de sucesso sem ter que enfrentar longas viagens, a função de DJ residente é uma escolha interessante. É possível ter uma carreira sólida tocando em um mesmo lugar de duas a cinco vezes por semana. Dessa forma se mantem um cotidiano profissional e divertido, sem interferir ou atrapalhar outras atividades.

O DJ é o profissional que cria seleções de músicas para divulgar ao público, manipula obras fonográficas, cria ou recria versões e executa montagens sonoras. A profissão teve origem no início dos anos 70, quando ainda eram chamados de “Disc Jóquei”. Eram os radialistas que escolhiam as músicas para tocar nos programas nas emissoras de rádio. Quando começaram a ter mais liberdade criativa, os profissionais iniciaram um processo de exploração misturando faixas de músicas. No início pegavam temas existentes e remixavam. A façanha caiu no gosto popular e os DJs passaram a ser convidados para serem responsáveis por som de festas e reuniões mais informais. Aos poucos a profissão despontou e a necessidade de um aprofundamento e dedicação exclusiva ficou mais evidente. E os avanços tecnológicos contribuem para que essa profissão esteja cada vez mais em alta.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: