“Tudo que é seu encontrará uma maneira de chegar até você.” (Chico Xavier)
RETALIAÇÃO
A diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (ACIG), em nome de seus aproximadamente 900 associados, emitiu um comunicado informando que é contra a aprovação do Fundo Eleitoral no valor de R$ 5,7 bilhões para as eleições de 2022. E para mostrar a indignação avisou que os parlamentares que votaram a favor deste fundo, indo contra o interesse de todos os associados e da população em geral, não são bem- vindos na sede da Associação. Mandaram seguinte recado retaliando os parlamentares que estarão em campanha este ano: “A entidade não terá disponibilidade em recebê-los no ano decorrente.”
RADICAL
O posicionamento da ACIG é forte e radical. Guarapuava tem um colégio eleitoral grande, com muitos deputados federais que têm base eleitoral naquela região. Se a Associação tiver força entre seus associados poderá prejudicar a eleição de muitos parlamentares que votaram a favor do fundo eleitoral.
PASSE
O início de um ano eleitoral geralmente é muito parado em relação a fatos, mas os murmurinhos são muitos. As fofocas têm o objetivo de observar como vai ser o jogo e como serão as reações. Nas redes sociais todos acompanham estas movimentações, é como jogar parado. A última conversa de um vereador de Curitiba é que existe pressão do partido dele para que o senador Álvaro Dias seja candidato ao Governo do Estado. Mas o que o senador quer na verdade é valorizar o seu passe para ganhar apoio para sua reeleição ao Senado e ficar lá até os seus 85 anos de idade.
ESTELIONATO
Um Centro de Formação de Condutores, autoescola, localizado na avenida Bento Munhoz, anoiteceu mas não amanheceu. Fechou as portas e deixou centenas de pessoas que pagaram e deram entrada no processo de habilitação no prejuízo financeiro e com todo o problema de terminar o processo para tirar a CNH. Muitas pessoas já estão procurando a Delegacia de Estelionato.
MATO
Estes dias atrás comemoram nas redes sociais que o problema do mato alto na cidade estaria resolvido, que com o corte constante não haveria mais mato alto, seria então uma promessa cumprida. Mas isto foi colocado quando estava uma seca danada, nem a soja do sítio do seu Antonio estava crescendo. Agora que começou a chover e com o calor o mato vem com força. Os canteiros da avenida Colombo, por exemplo, que estavam secos até semana passada, estão com o mato bem alto. O mato sempre volta no verão.
ESSES MENINOS
O filho mais novo do presidente Jair Bolsonaro, Jairzinho, na ordem de chamada o 04, adiou para fevereiro o seu depoimento na Polícia Federal, em inquérito de investigação por suposto tráfico de influência para ir viajar. Já o filho mais velho do ex-presidente Lula, o Lulinha, teve seu processo arquivado pela 10ª Vara Criminal Federal de São Paulo, onde era investigado por suspeita de propina da Oi/Telemar. Como diria o ex-senador Magno Malta, esses meninos são muito traquinas.
UP
Além dos nomes já conhecidos, o Brasil poderá ter mais um candidato à presidência da República. Pelo mais novo partido político criado no país, o UP, Unidade Popular, que tem como presidente Leonardo Péricles, de Belo Horizonte, que já foi candidato a vereador pelo PDT na capital mineira, mas não se elegeu. Em outra eleição foi candidato a vice-prefeito pelo PSOL, também não se elegeu. Agora como presidente nacional do UP pretende ser candidato a presidente da República. Mas uma coisa Péricles conseguiu, e o presidente Bolsonaro não conseguiu, criar um partido político para chamar de seu. O UP é o 33º partido oficializado no país.
GOLPE
O site de relacionamento Tinder, da Coreia do Sul, proibiu foto com máscaras, isto para evitar decepções na vida real. Lá tem um nome “magikkun”, que é o “golpe da máscara”. Muitos participantes feios estavam se aproveitando da máscara e diziam que eram bonitos. Até nisto tem golpe, mas como diz um amigo nosso, “o golpe taí, cai quem quer”.
FEDERAÇÃO
Agora só se ouve os partidos políticos falarem de Federação. E é difícil explicar o que é esta Federação Partidária. A legislação foi mudada e foi proibida as coligações de partidos nas eleições majoritárias. Mas com o tal jeitinho brasileiro, eles criaram uma legislação criando a Federação, que é praticamente a mesma coisa que a coligação nas eleições majoritárias. É simples assim.
ESPERA
Tem muita gente esperando as vacinas chegarem para tomar a dose de reforço, vão ser filas enormes. Os postos ficaram muito tempo praticamente vazios esperando as pessoas para vacinar, depois virou uma correria. Mas no final o importante é tomar a vacina.
SEM VACINA
Ontem a Prefeitura estava sem a dose de reforço recomendada da Pfizer e aplicou como terceira dose a Astrazeneca. Teve gente que enfrentou fila e quando soube que não receberia Pfizer foi embora. O Ministério da Saúde recomenda também a aplicação da Astrazeneca. Porém, acabou-se o que era doce. Maringá está sem lote para aplicar o reforço. Vamos aguardar novamente.