Em um ano de campanha de vacinação contra Covid-19 muita coisa aconteceu em Maringá. Mesmo com as poucas doses que chegavam em alguns lotes, no início do processo, o município vacinou de forma ininterrupta e atingiu 92% da população recebendo duas doses dos imunizantes. Foram 796.831 mil doses aplicadas. Com uma dose ou dose única foram vacinadas 357.455 pessoas, o que representa 82% do público geral.
“Nosso grande objetivo sempre foi e continua sendo vacinar toda a população. Os resultados mostram porque Maringá é uma Cidade reconhecida em nível nacional. O avanço da imunização fortaleceu a luta contra a Covid-19, contribuindo para reduzir o número de casos mais graves e de óbitos. Estamos passando por um momento de aumento no número de casos positivos, mas os pacientes não estão se agravando. Não houve aumento da taxa de ocupação de leitos de UTI e enfermaria”, destacou o secretário de Saúde, Marcelo Puzzi.
Nesse período de um ano, Maringá foi reconhecida pelo jornal Folha de S.Paulo. pela eficiência na distribuição das vacinas, tornando referência para o Paraná e Brasil. O trabalho dos servidores da Saúde também foi elogiado como modelo em priorizar a vida acima de qualquer coisa. Maringá foi um dos primeiros municípios do Estado a vacinar adolescentes e atingir 100% dos grupos prioritários.
“Agradeço a todos os profissionais da saúde que trabalham no enfrentamento da pandemia, incluindo aqueles que estão na organização da vacinação contra covid-19. Os números em Maringá são muito bons em todos os aspectos, a primeira dose em adolescentes atingiu 97% do público, sendo 25.696 doses aplicadas; a segunda dose da população geral chegou a 74% (325.378 doses); segunda dose foi aplicada em 307.326 adultos (86%); 68% dos jovens foram vacinados com duas doses (18.052 doses); e a terceira dose foi aplicada 113.998 vezes”, anunciou o prefeito Ulisses Maia.
A técnica de enfermagem do Hospital Municipal de Maringá, Ana Paula de Oliveira Machado, 36 anos, fez história ao ser a primeira pessoa a receber a vacina contra o novo coronavírus em Maringá. Tudo aconteceu às 14h28 do dia 19 de janeiro de 2021. A profissional trabalhava na linha de frente da pandemia e esteve ao lado do pai quando ele faleceu em dezembro de 2020. Foi a forma de representar os trabalhadores do Hospital Municipal e às famílias que perderam entes queridos durante a pandemia
Victor Cardoso
Foto – Reprodução