A Prefeitura de Maringá intensificou as ações de Segurança na cidade. Com isso, aumentaram as ocorrências atendidas com demandas da comunidade. Outro foco está na prevenção com as rondas, abordagens e vistorias, como aconteceu nesta quinta-feira, 20, em duas situações, as quais resultaram em prisão em flagrante graças ao trabalho da Guarda Civil Municipal.
Na primeira, de manhã, um suspeito foi abordado em uma rua do Jardim Ipanema. O homem carregavafiação elétrica e ferramentas sem comprovação de origem. Ao ser questionado pelos agentes da Guarda Civil Municipal, não soube explicar como teria conseguido os cabos. Desta maneira, ele foi detido e encaminhado para a delegacia de Polícia Civil para registro da ocorrência.
Em outra abordagem também de manhã, na Zona 9, os agentes encontraram com um suspeito pedras de crack e uma certa quantia em dinheiro. A ação contou com apoio do Núcleo de Operações com Cães de Maringá (NOC). O homem também foi preso e encaminhado para a delegacia para registro da ocorrência. “O resultado dessas ações mostra que a Guarda Civil Municipal atua também em casos mais complexos”, considera o secretário de Segurança,Ivan Quartaroli.
PREVENÇÃO – O secretário avalia que a boapreparação dos agentes, com treinamento, armas e equipamentos atualizados, colabora para inibir a ação dos criminosos e promove mais eficácia no apoio às forças de segurança da cidade. As abordagens também são uma ferramenta no combate aos furtos de fiação que acontecem na cidade, prejudicando empresas e órgãos públicos.
No ano passado, a Guarda Civil Municipal fez quase 20 mil atendimentos, sendo o dobro de 2019. E também teve em torno de 20 treinamentos em 2021, somando 90 horas/aula para cada agente e servidor. O planejamento para 2022 estima ampliar os cursos para 110 horas/aula no ano. Também está previsto para este ano a renovação da frota da Guarda Civil Municipal, informa Quartaroli.
PMM
Foto – Reprodução