“E conheceis a verdade e a verdade vos libertará.” (Jesus Cristo)
BOCA GRANDE
No ano passado o presidente Jair Bolsonaro fez uma brincadeira de mau gosto, pra variar, sobre a vacinação contra Covid, algo sobre “virar jacaré”. Mas mesmo não tomando a vacina não é que apareceu um jacaré para complicar a vida do presidente. Um ex-assessor da família Bolsonaro, que tem o apelido de “Jacaré”, está denunciando a prática da famosa rachadinha nos gabinetes da família Bolsonaro. Pois é, aqui se fala, aqui se paga. Principalmente para o jacaré que tem a boca grande.
ENFRENTAMENTO
O ex-juiz Sérgio Moro está com uma postura forte de enfrentamento contra os ataques que vem sofrendo por parte de Lula e Bolsonaro, com os articuladores de sua campanha o orientando para que seja cada vez mais firme nos seus posicionamentos. Nesta semana Moro disse que o ministro Gilmar Mendes, do Superior Tribunal Federal, está errando muito ao se despir do papel de magistrado e ficar fazendo críticas. E disse que a decisão do STF, liderada por Gilmar, de rever a prisão em segunda instância, que por consequência soltou o Lula da prisão, foi a pior decisão que o STF já tomou.
POVO SOLIDÁRIO
Maringá é uma cidade que tem um povo muito solidário mesmo. A Camila Fugii, que está enfrentando a tragédia da perda do seu marido Fernando Fuggi e a perda de parte das suas duas pernas, lançou uma campanha pedindo ajuda para o seu tratamento e a colocação de próteses. Tudo ficará num valor muito alto, mas em um dia a arrecadação alcançou o necessário para o tratamento.
GRATIDÃO
Camila está nas redes sociais agradecendo a ajuda de todos. Reconhecemos o espírito de ajuda que as pessoas de nossa cidade tem e desejamos a Camila excelente e total recuperação no tratamento, e que ela possa andar com autonomia em muito em breve. E ao nosso amigo José Fuji, sogro de Camila que está junto nesta luta, fraterno abraço companheiro.
ARROJADA
Existem projetos em Maringá em andamento que vão melhorar muito a cidade. O Eurogarden, na região da avenida Gastão Vidigal, é um exemplo. Mas o Parque Tecnológico na avenida Nildo Ribeiro, próximo ao parque do Japão, vai transformar totalmente aquela região. A prefeitura está terminando a formalização para que a Copel e Sanepar instalem a energia, água e esgoto no parque. Terminando a parte de infraestrutura as empresas poderão começar a construir ainda este ano. Com certeza serão projetos diferenciados, pois tratam-se de tecnologia de informação. Com projetos arrojados e mão-de-obra qualificada a cidade vai se destacar nos próximos anos, sempre com boa administração.
MAS…
Apesar de destacar em diversas áreas e receber prêmios, a cidade sofre com velhos e crônicos problemas. Um site de notícias divulgou esta semana a reclamação de um morador do conjunto Paulino, com fotos da rua Rio Xingu, cheia de buracos. A prefeitura respondeu ao site que está fazendo licitação para providenciar o recape das ruas. Agora, são moradores do conjunto Paris reclamando da situação das ruas do bairro.
REGALIAS
Depois que os funcionários públicos federais começaram a pressão para receber reajuste de salário de quase 30% como estão pedindo ao governo, a imprensa nacional está divulgando os altos salários, regalias, benefícios e estabilidade que a elite e a maioria dos servidores federais têm. A diferença dos salários dos servidores públicos em relação aos trabalhadores da iniciativa privada é muito grande.
EXEMPLOS
Exemplo destas regalias foi o anúncio de que os procuradores federais receberam em média 400 mil reais, cada um, em benefícios no final do ano passado. E exemplos como estes na esfera governamental são muito mais comuns do que nós imaginamos.
BANCO CASEIRO
Os noticiários policiais da cidade anunciaram nesta semana dois casos de roubos em residências. Em um os bandidos levaram R$ 35 mil e no outro levaram R$ 30 mil. Além da falta de segurança na cidade o que impressiona nestas notícias é a quantidade de dinheiro que as pessoas guardam em casa. A bandidagem fica de olho.
AGLOMERAÇÃO
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Norte do Paraná não quer mais que as prefeituras ou autoridades públicas realizem coletivas de imprensa. O sindicato afirmou, em nota, que devido ao agravamento da Covid fazer coletiva de imprensa e colocar jornalistas dentro de uma sala aglomerando pessoas para passar informações não é correto. As notícias devem chegar de forma natural, sem sensacionalismo, sem aglomerações. O que não faltam são canais para isto.