Início Maringá Evento apoiado pela Prefeitura é questionado por empresários do setor

Evento apoiado pela Prefeitura é questionado por empresários do setor

No último domingo, na praça Renato Celidônio, aconteceu o encontro de carros antigos. A iniciativa é apoiada pela Prefeitura de Maringá. Durante o dia, milhares de pessoas passaram pelo local, o que foi suficiente para representantes do setor de eventos questionarem o último decreto municipal que proíbe eventos com público maior que 1 mil pessoas. Os profissionais querem saber porque há uma autorização para esse tipo de ação e porque não é fiscalizada, sendo que muitos estavam sem máscara no lugar..

O promotor de eventos, Luiz Gustavo Gonçalves, concedeu entrevista a Rádio CBN Maringá falando que os empresários desse setor ficaram triste ao ver o retrocesso no decreto municipal, isso comparado a postura tomada em outras cidades.

“Não tem motivos para limitar eventos. Afinal, 1001 passa Covid-19 e menos que isso não passa? Aí a gente vê um evento grande sendo realizado pela Prefeitura enquanto nós não podemos. O mais interessante é que nessa hora não tem fiscalização. Os eventos que organizamos sempre é pedido comprovante de vacinação ou exame com resultado nas últimas 24 horas. Foi um baque para os organizadores e para os donos de festa. Maringá foi a única cidade do Paraná que adotou uma medida restritiva como essa”, lamentou ele.

O organizador do evento, Braz Cláudio Garcia de Jesus, disse que não tinha como cobrar a apresentação do comprovante de vacinação dos participantes já que o evento foi realizado em local aberto e público. Sobre as pessoas reunidas no canteiro sem máscara, falou que se tratava de familiares e por isso estavam daquela forma. Concluiu dizendo que a edição recebeu mais de 1 mil pessoas, porém o público é circular, não permanece no local ao mesmo tempo. Não houve controle, mas o coordenador disse acreditar que as pessoas tiveram bom senso e foram porque estavam vacinadas. Todavia, nada comprova isso.

Por nota, a Prefeitura informou que os decretos obrigando uso de máscara e permitindo eventos com até 1 mil pessoas em um mesmo espaço seguem em vigência. Segundo o decreto que tem validade até 19 de fevereiro: “o organizador do evento ou da atividade descrita neste artigo deverá exigir que os participantes acima de três anos de idade estejam usando máscaras. A administração municipal se comprometeu em avaliar imagens que foram registradas durante o evento.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: