Início Maringá Banco de Sangue do Hospital do Câncer precisa de doações

Banco de Sangue do Hospital do Câncer precisa de doações

O estoque de sangue dos tipos O+ e O- está quase zerado no Banco de Sangue do Hospital do Câncer de Maringá. Para continuar atendendo a demanda, a diretoria faz um apelo à população que realize a doação de sangue. O Hospital tem uma demanda grande e precisa, em média, de 30 a 40 doadores de sangue diariamente.

De acordo com enfermeiro do Banco de Sangue Maringá, Roni Bertoletti, a dificuldade em manter o estoque com números satisfatórios começou no final do ano passado. A urgência é para os tipos O+ e O-, todavia dentro de dois ou três dias os outros tipos também vão acabar.

“Pedimos que a população venha e faça sua doação com segurança. Nós atendemos os pacientes que fazem quimioterapia e radioterapia, além de suprir as necessidades de hospitais referências para Samu, Siate, porta de entrada de urgência e emergência. Com a pandemia as pessoas não estão mais doando e a demanda continua, não muda”, disse Bertoletti.

Os requisitos para ser doador são: estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos, sendo que menores de 18 devem estar acompanhados dos pais; pesar no mínimo 50 quilos; estar descansado e alimentado; apresentar documento original com foto; e aguardar os sintomas de resfriado desaparecerem em caso de estar doente. Quem pegou Covid-19 também precisa aguardar terminar o período de isolamento e está sem nenhum sintoma.

O Banco de Sangue do Hospital do Câncer de Maringá atende de segunda a sexta-feira das 7h30 às 17 horas; já aos sábados o expediente é das 7h30 às 11 horas. O agendamento deve ser feito pelo whatsapp (44) 3013-8888.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: