Início Colunistas Coluna Angelo Salgueiro

Coluna Angelo Salgueiro

“O importante é não parar de questionar.” Albert Einstein

VAI DEMORAR
Já comentamos que existe comentário dentro do próprio DER/PR de que a nova concessão dos pedágios não acontecerá este ano, o processo licitatório para a contratação das empresas é muito complexo. E antes mesmo do processo se iniciar os deputados estaduais Arilson Chiorato e Luiz Cláudio Romaneli, já protocolaram, nesta semana, junto ao Tribunal de Contas da União, TCU, pedido de suspensão do processo de licitação, alegando problemas no procedimento. O processo de licitação que está no TCU para ser analisado e depois ter o aval para sua continuidade, já está sofrendo impugnações. Quando se iniciar os procedimentos, diversos recursos acontecerão, e o tempo vai passando. E com certeza, os motoristas, principalmente os caminhoneiros, torcem para que demore muito. 

PREOCUPADO
Faltando ainda oito meses para as eleições, o deputado federal Alexandre Frota está protocolando na câmara dos deputados um projeto de lei para que seja exigido comprovante de vacina dos eleitores no dia da votação. Mas quem acha que o nobre deputado está preocupado com a saúde de alguém, está muito enganado. Com certeza na cabeça de Frota, ele imagina que os eleitores do Bolsonaro não se vacinaram e seria uma forma de impedir que estes eleitores venham a votar para a reeleição do presidente. 

AGRO 
Todos sabem que o agronegócio é o que sustenta a economia do país, e um levantamento feito mostrando as 100 cidades brasileiras que têm o maior rendimento com o agro, e entre estas cidades 4 são do Paraná. Guarapuava com receita de 1.167 bilhões, sendo a maior cultura a cevada, Cascavel com receita de 1.110 bilhões, com grãos, carnes suínas e aves, Tibagi com receita de 932 milhões, principalmente com trigo, e Toledo com receita de 825 milhões, a maior produtora de proteína animal do estado. Estes números mostram a força do agronegócio e do Paraná neste cenário. 

EXPO
Por falar em agro, após dois anos sem as feiras agropecuárias que movimentam muitos negócios e dinheiro, na semana que vem acontece a Show Rural, feira agropecuária de Cascavel, uma das maiores do sul do país. Em abril acontecerá a Expo Londrina, também uma feira muito grande. E em Maringá a nossa Expoingá acontecerá de 05 a 15 de maio. Excelente vermos a economia reagir e os eventos acontecerem, gerando empregos e negócios.  

CONCORRIDA
Pelas contas sobre os nomes dos pré-candidatos à única vaga para o senado nestas eleições de 2022, ocupada hoje pelo senador Álvaro Dias, já são 29 pré-candidatos, dispostos a concorrer pela vaga. Nunca esta vaga foi tão concorrida.

VOLTA
A deputada federal Gleisi Hoffman, disse em uma entrevista que para o PT o ano de 2022 não será apenas de eleições. Será o ano da volta do partido, e para isto acontecer serão criados milhares de comitês populares de luta, ela disse que serão mais de cinco mil comitês espalhados pelo Brasil. Tudo para derrubar Bolsonaro e devolver o país ao Partido dos Trabalhadores. 

VOLTA 2
O ex-governador Beto Richa, que se tornou o presidente estadual do PSDB no Paraná, já vem anunciando o seu retorno à vida política há um certo tempo.  Em uma entrevista, nesta semana, Beto disse “Não vou pra casa humilhado. E deverá ser candidato a deputado federal, anunciado a sua volta.

ESTICADO
O ministro do STF Alexandre de Moraes encaminhou à Procuradoria Geral da República notícia-crime por suposto crime de desobediência de Jair Bolsonaro por faltar ao depoimento na polícia federal, como ele tinha determinado. A pressão entre o presidente da república e o STF está “esticando a corda”, caso Bolsonaro perder as eleições esta corda vai arrebentar para o seu lado, se ganhar, a corda volta a se afrouxar.

CONTA
O ministro do STF Gilmar Mendes não esteve presente na solenidade de início das atividades parlamentares, pois estava com um compromisso na Espanha. Ele também não esteve na solenidade de posse do ministro André Mendonça, pois estava com um compromisso em Portugal. Gilmar Mendes, que tem uma quinta, residência, em Portugal, faz praticamente uma ponte aérea para seu trabalho no STF com a Europa . E nós pagamos a conta.     

COMPARTILHE: