Nesta segunda-feira, dia sete, as aulas presenciais serão retomadas para todos os alunos matriculados na rede municipal de educação. De acordo com a pasta responsável as 116 unidades escolares estão sendo preparadas para receber os alunos de acordo com os protocolos de prevenção à Covid-19. O retorno é obrigatório para as turmas do infantil 4 ao 5 da Educação Infantil. Para estudantes do Infantil 0 a 3, a família poderá optar pelo não presencial; para isso haverá o preenchimento de um requerimento na escola.
“O plano de contingência foi revisado e será disponibilizado para a comunidade escolar. As aulas para os alunos matriculados na rede municipal de educação serão retomadas presencialmente sendo mantidas as principais medidas de prevenção como distanciamento, álcool em gel, uso de máscaras por alunos e profissionais. São ações já colocadas em prática pela comunidade escolar. As refeições e os intervalos ocorrerão de forma escalonada. Cada aluno deverá levar sua garrafinha de água individual. Já as entregas dos kits escolares e uniformes estão previstas para o início de março”, disse a secretária de Educação, Tânia Periotto.
A presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal, vereadora Ana Lúcia Rodrigues, explicou alguns critérios válidos para o retorno das aulas presenciais nos CMEIs e Escolas de Maringá. Esclareceu o posicionamento do município em relação a um assunto que acabou virando polêmica entre grupos que não apoiam a vacinação contra Covid-19: o passaporte vacinal.
“As escolas não vão exigir comprovante de vacinação contra a Covid-19 nas crianças para frequentarem as aulas. Não será exigido também para a criança fazer a matrícula. Os pais de crianças de zero a três anos poderão optar por não mandarem os filhos para escola neste momento sem perder a vaga, desde que comunicado ao Cmei da decisão”, disse Ana Lúcia.
A presidente reforça que a família terá que estar em contato com a escola, como forma de controle das atividades dessa criança. Ao informar deve ser especificando o período que não levará o aluno até o estabelecimento de ensino. Será realizada uma inspeção nas escolas durante a semana observando o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Educação.
No dia 31 de janeiro, a Prefeitura de Maringá realizou a cerimônia que deu início ao ano letivo com os novos diretores dos Cmeis e escolas municipais. A solenidade aconteceu no Teatro Calil Haddad. Ele ressaltou o município como referência em educação. Segundo ele o objetivo é continuar avançando na excelência.
“Trabalhamos para que alunos tenham orgulho de estudar na rede municipal e o profissional de educação orgulho em fazer parte da equipe. Nas próximas semanas serão entregues os 3,5 mil notebooks aos professores para que a tecnologia auxilie nos avanços. Vamos continuar trabalhando para assegurar educação de qualidade
a todos os alunos e um ambiente acolhedor aos profissionais de educação”, concluiu Ulisses Maia.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução
Entrar
Bem-vindo! Entre na sua conta
Forgot your password? Get help
Recuperar senha
Recupere sua senha
Uma senha será enviada por e-mail para você.