Os boletins diários divulgados pela prefeitura de Maringá atestam que a transmissão do coronavírus aumenta a cada semana. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou ontem que o Brasil ainda não chegou ao pico da nova onda da covid-19 causada pela variante Ômicron e registra 300 mil casos diários de infecções do coronavírus. Em Maringá são registrados mais de 1.200 novos casos todos os dias.
Apesar do alerta, um levantamento feito pela secretaria de Saúde aponta que 25.800 maringaenses não retornaram para receber a segunda dose da vacina e quase 7% da população não tomou nenhuma dose.
Para o secretário de Saúde, Marcelo Puzzi, a importância da vacina está comprovada no enfrentamento dessa nova onda viral. “Mesmo com a alta transmissão da variante Ômicron, o índice de internamentos e óbitos não se compara ao que enfrentamos no ano passado. É essencial que as pessoas se vacinem e completem o ciclo até a terceira dose e os imunossuprimidos recebam a 4ª dose também. Assim cuidamos uns dos outros e mantemos nossa cidade ativa”.
Até ontem foram aplicadas na cidade 845.749 doses, sendo que 364. 390 pessoas receberam a primeira dose, 329.831 retornaram para a segunda dose e 141.986 completaram o ciclo vacinal. A dose única foi aplica em 9.542 pessoas. Esses dados colocam Maringá como a cidade que mais vacinou no Paraná, sendo destaque na campanha de vacinação.
“O ideal seria que todos fossem vacinar. Inclusive essas quase 26 mil pessoas que optaram por não se imunizar e estão mais propensas a contraírem o vírus de maneira mais grave tendo complicações. Eu mesmo vacinei os meus filhos e como médico e secretário de Saúde afirmo que a vacina veio para proteger os adultos e agora felizmente nossas crianças”, recomenda Puzzi.
MAIS DOSES
A Secretaria de Estado da Saúde começou ontem a distribuir mais de 467.482 imunizantes contra a Covid-19 para as 22 Regionais de Saúde. As doses fazem parte das 83ª e 84ª remessas do Ministério da Saúde e contemplam vacinas da Pfizer e Janssen para primeira e segunda doses e dose de reforço.
“Iniciamos a semana com mais uma distribuição de vacinas contra a Covid-19 aos municípios. Há quatro dias, foram mais de 686 mil vacinas, totalizando, em menos de uma semana, mais de um milhão de imunizantes descentralizados. Queremos ver os paranaenses protegidos”, enfatizou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
Das 467.482 vacinas, 352.900 são da Janssen para a dose de reforço da população acima de 18 anos, sendo 287.775 doses para quem foi vacinado com esquema primário CoronaVac, Pfizer e AstraZeneca e 65.125 para as pessoas vacinadas com a Janssen como dose única.
Outras 114.582 vacinas da Pfizer seguiram na mesma remessa para as Regionais. Esse quantitativo é destinado para primeira dose (2.394), segunda dose (106.950) e doses de reforço (5.238). Todas são destinadas à população acima de 12 anos.
Dayani Barbosa
Foto – Reprodução