“Olho por olho, e o mundo acabará cego.” (Gandhi)
SANEAMENTO
Enquanto no Brasil se discute o novo marco do saneamento básico, pois milhões de brasileiros não tem acesso a água potável e muito menos ao tratamento de esgoto, Maringá é um grande exemplo de eficiência para o país. Com 100% da população tendo acesso a água potável e praticamente 97% contando com rede de esgoto com tratamento, somos referência. Mas como temos que ser exigentes. O questionamento é que faz tempo que estamos nestes 97%. Quando a Sanepar irá completar os 100% de ligações de rede de esgoto? Como por exemplo, o distrito de Iguatemi que aguarda esta obra ainda e muitas promessas já foram feitas. A Sanepar precisa completar as obras que faltam para que a cidade possa ter o título de município 100% em saneamento básico.
COMPENSA
O ministro do STF, Edson Fachin, mandou soltar o Geddel Vieira Lima que foi preso com 51 milhões de reais em malas. Ele foi condenado a 13 anos de prisão e não ficou nem 4 anos. Agora saiu e o ministro disse que ele é um bom rapaz, leu bastante na prisão e até completou o ensino médio. Além da ideia do crime compensar mesmo no Brasil, o sujeito que foi deputado federal, ministro dos governos Dilma e Temer, agora conseguiu completar o ensino médio na prisão. Se ele fez tudo isto sem o ensino médio, agora então vai longe.
DIFÍCIL
O deputado federal por Brasília, Luis Miranda, aquele que denunciou juntamente com o seu irmão a questão da vacina Covaxin que deu pano pra manga na CPI da Covid, vai ter muita dificuldade para se reeleger. Ele está trocando de partido e está trocando de estado também. Vai disputar às eleições em São Paulo. Não vai ser fácil para os irmãos Miranda.
FORMIGUEIROS
O Parcão está sempre lotado e o parquinho que fica ao seu lado também, a criançada adora brincar nos brinquedos de cordas. Mas a prefeitura precisa retirar urgente os formigueiros que estão ali. Essa semana uma criança que estava brincando pisou em cima de um deles e foi muito picada.
MEDINHO
A deputada federal do PT, Gleisi Hoffmann disse em uma entrevista que vão acabar com a reforma trabalhista e com o teto de gastos, afirmou que o mercado não pode ter “medinho” de Lula. A deputada já tem como certa a vitória do ex-presidente. Já está de “salto alto”.
SALGUEIRO
O presidente Jair Bolsonaro está em viagem pelo nordeste entregando obras. No município de Salgueiro, em Pernambuco, esperava-se o agradecimento pela obra da transposição do rio São Francisco, mas ao invés disso o vice-prefeito da cidade cobrou o presidente pela falta de água nas torneiras. O clima não ficou bom.
POP
Os moradores dos jardins Monte Belo e Progresso, do Mandacaru, estão revoltados com a situação do Centro POP, que fica localizado no bairro, para atendimento à população de rua. Os moradores se organizaram em Associação e estão fazendo manifestações. Nesta semana chamaram a imprensa para registrar os problemas e a falta de segurança no bairro que está insuportável. Moradores mais idosos não podem ficar nas calçadas e o consumo de drogas destes moradores de rua no entorno do Centro Pop é descarado. São muitos os problemas e a prefeitura não resolve. Vão continuar as manifestações, o descontentamento e a insegurança.
VITÓRIA DOS PLANOS
O deputado federal Rubens Bueno lamentou a manutenção do veto presidencial ao projeto que obrigava os planos de saúde a cobrir os gastos com medicamentos de uso domiciliar e oral contra o câncer. A norma havia sido aprovada pela Câmara e pelo Senado em julho do ano passado, mas acabou sendo vetada pelo presidente.
23 VOTOS
Na sessão do Congresso Nacional, Rubens Bueno e outros 233 deputados votaram pela derrubada do veto com o objetivo de garantir a validade da medida que dá mais conforto para pacientes que fazem quimioterapia. No entanto, o mínimo de votos necessários para o projeto passar a valer era de 257 votos.