Dados da Secretaria de Saúde, atualizados ontem, registram 596 crianças com Covid em Maringá. Este número corresponde a casos ativos em pessoas de 0 a 11 anos residentes na Cidade, que fizeram o teste e estão no momento com a doença. Três crianças estão internadas e cinco aguardam o resultado do exame em tratamento hospitalar.
Entre janeiro e o dia 15 de fevereiro foram contabilizados 1.384 casos de Covid em crianças, na faixa etária de 0 a 11 anos. Algumas delas contraíram o vírus antes da chegada da vacina infantil na Cidade e foram monitoradas pela Prefeitura.
Os números servem de alerta aos pais e responsáveis para a vacinação, disponível pela rede municipal de Saúde e recomendada pelo secretário da pasta, Marcelo Puzzi, médico cardiologista e pai de duas crianças já vacinadas.
“Temos mais de 50 mil crianças para serem vacinadas e até o momento tomaram a primeira dose da vacina 17.665 pessoas entre 5 e 11 anos. É um número razoável e que precisa crescer. Peço aos pais e responsáveis que levam suas crianças para vacinarem, garantindo segurança e protegendo contra esse vírus e essa variante ômicron que é de fácil contágio. A vacina não garante que não vamos contrair o vírus, mas garante uma forma mais leve da doença, que é fatal”, aconselha Puzzi.
DADOS GERAIS
Os números de pessoas com o vírus ativo e óbitos preocupam no Paraná. A Secretaria de Estado da Saúde confirmou ontem (15) mais 14.330 casos de Covid-19 e 51 mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Os números não representam necessariamente a notificação das últimas 24 horas. Os dados acumulados do monitoramento mostram que o Paraná soma 2.205.516 casos e 41.606 óbitos em decorrência da enfermidade.
INTERNADOS
No Paraná estão internados 162 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19, todos em leitos SUS (71 em UTI e 91 em leitos clínicos/enfermaria).
Há outros 1.219 pacientes internados, 475 em leitos UTI e 744 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.
Em Maringá a taxa de ocupação de leitos exclusivos para Covid do SUS está 100% em enfermarias e mais de 93% de ocupação em leitos de UTI adulto. Os hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde recebem pacientes da Cidade e de outras cidades da região.
Para contem o avanço da doença, a Prefeitura e as forças de segurança estão realizando operações integradas focando em locais de aglomeração de pessoas.
O secretário de Saúde reforça a importância da vacinação, do uso de máscara e do álcool em gel e de se evitar locais com muita gente. “A conscientização das pessoas deve ser constante. A pandemia não acabou e precisamos garantir a segurança da população”, finaliza Puzzi.
Dayani Barbosa
Foto – Reprodução