A retomada das aulas presenciais na rede municipal de ensino de Maringá, após o período de pandemia que ofereceu apenas aulas remotas, está com adesão de praticamente todos os alunos matriculados pela Prefeitura. Havia uma preocupação por parte da Secretaria de Educação com o retorno dos estudantes, que está sendo considerado satisfatória pela pasta.
De acordo com a secretária de Educação, Tânia Periotto, das 13 mil crianças de 0 a 3 anos que estão matriculadas, apenas 120 crianças não voltaram a frequentar as aulas presenciais da rede municipal de ensino, na faixa etária principal de 2 a 3 anos. “Essa é a única faixa etária em que o retorno não é obrigatório”, informa Tânia.
Já em relação aos estudantes do ensino fundamental, o número de alunos que não retomaram às atividades presenciais é bem menor. Apenas 25 alunos dos 17 mil matriculados não estão nas escolas por questões de saúde.
“Superou nossas expectativas com relação à adesão do número de crianças os pais iriam optar pelo ensino presencial ou não, isso ficou em aberto somente para crianças de 0 a 3 anos, onde não há obrigatoriedade. Os alunos maiores estão quase todos em sala de aula. O que é ótimo para o desenvolvimento escolar e para o desenvolvimento humano”, afirma Tânia.
NOVOS DIRETORES
O Prefeito de Maringá, Ulisses Maia, participou, da cerimônia de posse dos 116 diretores e diretoras das Escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). A eleição foi democrática, com escolha feita por pais ou responsáveis legais pelos alunos, professores e servidores. Maringá tem 116 unidades escolares, entre Cmeis e escolas municipais.
A gestão democrática com duração de dois anos, reafirma a valorização dos servidores e permite à família a decisão sobre a gestão escolar dos 40 mil alunos da rede municipal. “Estamos aqui para melhorar cada vez mais a qualidade da educação maringaense, que já é referência para o Brasil. O modelo democrático é bom para os alunos e também os servidores”, disse Ulisses Maia.
Dos eleitos, somente em sete unidades ocorreu indicação da administração, por não haver candidatos ou pelo quórum insuficiente, nas quais foram indicados servidores de carreira, com competência técnica e experiência na gestão escolar.
Redação
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