Início Destaques do Dia Vestibular transcorre sem incidentes e com menos faltosos

Vestibular transcorre sem incidentes e com menos faltosos

O Vestibular 2021 da Universidade Estadual de Maringá (UEM), o primeiro com apenas um dia de provas, realizado, ontem (20), transcorreu normalmente e apresentou um índice de faltosos (33%, 4.803 candidatos) menor que o concurso anterior (46,27%), em maio passado, quando ocorreu o Vestibular 2020, à época ainda com dois dias de provas.

Sem o registro de incidentes graves, o Vestibular 2021 recebeu 14.541 inscritos, que fizeram as provas no período da tarde nas cidades de Maringá, Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Cidade Gaúcha, Curitiba, Goioerê, Ivaiporã, Paranavaí e Umuarama.

A prova de Redação requisitou a elaboração de um artigo de opinião (gênero textual), levando em conta que em 2022 o Brasil terá eleições. O candidato ou candidata deveria considerar que a escola em que estava matriculado promoveu um seminário para estimular a reflexão sobre a importância, para a vida do cidadão brasileiro, do ato de votar.

A partir de então, a professora de língua portuguesa solicita a elaboração de um artigo de opinião para ser publicado no jornal on-line da escola sobre a seguinte, sob a temática “A consciência ou a falta de consciência política do povo brasileiro para votar nas próximas eleições”.

O vestibulando ou vestibulanda deveria, com base nos conhecimentos próprios e nos textos de apoio, expor a opinião em defesa de que o povo brasileiro está ou não preparado para votar, apresentando argumentos e contra-argumentos que comprovassem a opinião dele ou dela.

Organizado também dentro de um rigoroso protocolo de biossegurança, o concurso ofereceu 2.367 vagas, resultado da soma das vagas do Vestibular de Inverno e do Vestibular de Verão. Dentre os inscritos, 2.966 concorreram às vagas pelo sistema de Cotas Sociais, Cotas Sociais para Negros e Cotas para Negros.

Para a professora Maria Raquel Natali Marçal, coordenadora da Comissão do Vestibular Unificado (CVU), o índice de faltosos é expressivo mas não tanto alto se comparado ao concurso do ano passado e também pelo fato de agora ter sido aplicado numa fase de alto registro de contaminações pela Covid-19, dez vezes maior que em maio de 2020.

Ainda de acordo com Raquel, não dá para comparar a situação típica de agora com períodos de normalidade, quando, nos vestibular de inverno e verão, a desistência girava em torno de 15% a 18%.

Desta vez, o curso de Medicina foi o mais concorrido (395.07 candidatos por vagas universais), seguido por Odontologia (34.78/vaga universal); Psicologia (32.96/vaga universal); Direito Matutino (29.03/vaga universal); Arquitetura e Urbanismo (28.53/vaga universal); Biomedicina (28.42/vaga universal); Ciência da Computação (28.21/vaga universal); Direito Noturno (26.37/vaga universal);e Medicina Veterinária (26.35/vaga universal).

O resultado final do vestibular será divulgado no próximo dia 20 de abril, a partir das 10h no da CVU. Os aprovados e matriculados irão ingressar no ano letivo de 2022.

Assessoria UEM
Foto – UEM

COMPARTILHE: