Início Destaques do Dia Jurídico da Câmara nega projeto que exige comprovante de vacinação para entrada...

Jurídico da Câmara nega projeto que exige comprovante de vacinação para entrada em locais públicos ou privados

A procuradoria jurídica da Câmara Municipal de Maringá deu parecer negativo ao projeto de lei que proíbe a exigência de apresentar o comprovante de vacinação contra a Covid para entrada em estabelecimentos públicos e privados. O projeto, de autoria dos vereadores Rafael Roza, Paulo Biazon e Cris Lauer, voltará a ser analisado pela comissão hoje.

No entender dos procuradores do Legislativo, o projeto é inconstitucional baseando-se na lei nº 13.979/2020 e duas jurisprudências do STF (Supremo Tribunal Federal), que abordam o tema. Além disso, a atribuição da obrigatoriedade ou não do passaporte, é responsabilidade do Poder Executivo não podendo ter interferência do Legislativo.

O vereador Rafael Roza explica que a proibição do passaporte da vacina não pretende prejudicar a campanha de vacinação. “Queremos que o projeto seja apreciado no plenário pelos vereadores”.

O presidente da CCJ, Flávio Mantovani, explica que a comissão tende a votar em acordo com os pareceres da procuradoria jurídica e solicitou uma análise com base no que foi decidido na Assembleia Legislativa do Paraná onde projeto avançou e será apreciado pelos deputados. “Como teve o parecer favorável na Alep, solicitamos uma nova análise para o jurídico com um levantamento de todos os lugares onde houve essa discussão”, finaliza Flávio Mantovani.

Dayani Barbosa
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: