Início Destaques do Dia Empresa maringaense Belcher vai produzir medicamento à base de Cannabis

Empresa maringaense Belcher vai produzir medicamento à base de Cannabis

A empresa maringaense Belcher Farmacêutica foi autorizada para fabricar produtos medicinais à base de Cannabis e revender em farmácias de todo o país. A Anvisa publicou a autorização sanitária essa semana, liberando o uso da maconha medicinal para tratamentos de doenças como esclerose múltipla, ansiedade, depressão e fibromialgia.

Os produtos das empresas Belcher e Aura Pharma serão fabricados na Suíça e o produto da empresa Greencare será fabricado na Colômbia. Todos serão comercializados no Brasil sob a forma de solução nas concentrações indicadas e não mais que 0,2% de tetrahidrocanabinol (THC). 

Com esta aprovação, estes produtos poderão ser importados e comercializados em farmácias e drogarias no Brasil. A dispensação do produto deverá ser feita pelo farmacêutico a partir da prescrição médica por meio de receita especial do tipo B (de cor azul).

De acordo com o Diário Oficial da União estão permitidos três produtos medicinais, fitofármacos: Canabidiol Belcher 150 mg/mL, Canabidiol Aura Pharma 50 mg/mL e Canabidiol Greencare 23,75 mg/mL. Essas empresas são certificadas quanto às Boas Práticas de Fabricação (BPF), que foram totalmente avaliados em relação à sua qualidade e adequabilidade para uso humano, possam ser disponibilizados à população brasileira.

Agora sobe para 14 o número de produtos aprovados, além de um medicamento. Apesar das novas liberações, o uso da cannabis medicinal ainda encontra dificuldades pouco mais de dois anos após a Anvisa autorizar a venda em farmácias de medicamentos à base de cannabis, mas rejeitar o cultivo em casa para fins medicinais.

Dayani Barbosa
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: