Início Colunistas Você é profissional naquilo que faz?

Você é profissional naquilo que faz?

Você está afiando os seus machados?

É profissional toda pessoa que desenvolve sua atividade buscando atingir e superar suas metas. Alguém que se prepara para enfrentar o mercado, altamente competitivo. Precisa de velocidade para estar sempre um passo à frente, visão para enxergar as oportunidades, ser polivalente para atuar em várias funções e capacidade de realização para saber o que fazer e que atitude tomar para que seu negócio ou seu trabalho prosperem.

E na sociedade do conhecimento, há a necessidade de ser um expert, e para isso é necessário leitura, treinamento e experiência.

O que é leitura? É o ato de ler, ver e estudar. Quem é um campeão realmente, sabe que precisará ler, seguida e permanentemente, artigos e livros sobre sua área melhorando ferramentas de apoio ao seu trabalho e de sua equipe.

Na verdade, o Profissional deve ter a humildade de aprender a todo instante, mesmo que não possua curso de nível superior e precisa acompanhar as mudanças para sobreviver neste mercado exigente e competitivo. Leia, estude, busque o conhecimento para estar atualizado e preparado para estar no mundo dos negócios e do trabalho.

E treinamento? Treinar é muito mais do que aprender algo em um curso, por meio dos métodos tradicionais. É também incorporar o conhecimento e desenvolver habilidades. É, na verdade, o princípio da repetição. Faz tanto que acaba ficando bom no que faz. Mas é preciso que os conhecimentos se transformem em atitudes.

O treinamento faz com que seu desempenho pessoal melhore e eleve o seu grau de motivação para ir em busca das metas. É um processo contínuo. O profissional deve participar constantemente de atualização, seja em cursos ou palestras ligadas ao ramo da atividade ou mesmo na área de pessoas, mesmo vivendo em tempos de tecnologia.

Precisa ter a consciência de que o que “gastar” com treinamento jamais será gasto e sim o melhor de todos os investimentos. E nós aprendemos de duas formas: Por impacto, isto é, algo que nos marca profundamente, como por exemplo, um acidente. Ou, como já disse, por repetição: treinar, repetir quantas vezes for necessário até que o conhecimento faça parte de nós.

Seja qual for sua profissão, aprende-se por repetição. Treine tanto quanto for necessário para gravar, automatizar. Depois treine o máximo para aperfeiçoar. Há uma corrente que diz que se alguém treinou 10 mil horas é o maior especialista do mundo.

É como na história do Mário, um ótimo lenhador que chegou a uma serraria procurando emprego. O gerente deu-lhe um dia para que ele mostrasse as suas habilidades. Ele surpreendeu o gerente, pois era capaz de derrubar dez árvores enquanto o normal era abater duas por dia. O melhor lenhador derrubava quatro.

Diante disso, Mário foi alvo de comentários por parte de todos, pois era o melhor lenhador que se conhecia. Foi um verdadeiro sucesso. Porém, depois de algum tempo, sua produção baixou até que passou a ser o pior de todos os lenhadores.

O que estaria acontecendo? O gerente, preocupado, procurando saber o que estava havendo, chamou Mário e disse: – No dia em que você chegou aqui derrubou dez árvores, sem demonstrar cansaço e assim continuou por algum tempo. Mas ultimamente o vejo abatido e esgotado, sua produção foi caindo e você tem derrubado apenas uma árvore por dia. O que houve?

– Não sei, respondeu Mário. Estou trabalhando como nunca trabalhei antes: tenho me esforçado três vezes mais, sou o primeiro a ir para a mata e o último a voltar! O gerente pensou um pouco e perguntou a Mário:
– Nesse tempo que está aqui, quantas vezes você amolou o machado?

E Mário, um pouco atrapalhado, respondeu: – Nenhuma, não tive tempo.
Meu amigo, minha amiga, que estão lendo este artigo agora: E o seu machado, como anda? Bem, já deu para perceber que nessa história o machado representa nossa experiência, vivência, potencialidade, expertise, esforço e conhecimento.

Podemos ser muito ricos dessas qualidades todas, porém, se elas não forem constantemente aprimoradas, o fio do machado começa a ficar obsoleto e inadequado. E como mantemos o fio do machado afiado?

É claro, amolando-o constantemente! Ou seja, ficando sempre aberto para novos conhecimentos ou até rever e reformular o que já sabemos. É preciso ter consciência de que quanto mais se aprende, menos se sabe e que, para manter o sucesso, é necessário construir e reconstruir conhecimentos, inovar sempre.

Por fim, a experiência é a melhor das professoras. Depois de ler e treinar, é hora de pôr em prática o conhecimento recebido. O caminho é traçar o cronograma de trabalho e ter disciplina e consistência. “Enquanto você não estiver disposto a este esforço e atender a essas exigências da profissão, você será apenas um passeador de corredor (só consegue reclamar e fofocar), se for de vendas, será apenas um tirador de pedidos (se houver uma campanha com muitos descontos).

Quem quer fazer sucesso tem que colocar uma coisa na cabeça: é imprescindível ler, estudar, treinar e praticar. É hora de fazer acontecer!

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

  • Gilclér Regina palestrante de sucesso, escritor com vários livros, CDs e DVDs que já venderam milhões de cópias e exemplares no Brasil, América, Ásia e Europa. Clientes como General Motors, Basf, Bayer, Banco do Brasil, Grupo Silvio Santos, entre outros…  compram suas palestras. Experiências no Japão, Portugal, Estados Unidos, entre outros países… 5000 palestras realizadas no país e exterior. Atualmente no top 10 dos livros mais vendidos no ranking do Google.
COMPARTILHE: