Início Destaques do Dia Paraná planeja flexibilizar o uso de máscara

Paraná planeja flexibilizar o uso de máscara

Seguindo os passos de outros estados, o governador Ratinho Junior anunciou que dentro dos próximos dias o Paraná também poderá flexibilizar o uso de máscara no Estado.

Ratinho Junior disse ontem que é necessário esperar o período pós Carnaval para analisar os dados e a possiblidade de liberar o uso do equipamento de segurança contra a Covid. A Secretaria de Estado da Saúde está fazendo o diagnóstico para que a medida seja adota com segurança.

“É uma construção que passa pela Secretaria de Saúde e estamos analisando esse período ‘pós-Carnaval’. Não havendo, se Deus quiser, aumento no volume de contágio, podemos começar a pensar na liberação para as pessoas, pelo menos nos ambientes abertos. Isso está acontecendo em vários países do mundo, como França e Estados Unidos e acredito, com muita cautela, que vamos poder dar um passo a frente com a manutenção do grau de infecção e a demonstração da eficiência das vacinas”, explicou o governador.

O secretário estadual de Saúde, Beto Preto, afirmou que a decisão não ocorrerá sem planejamento. “Tínhamos nos preparado para a retirada das máscaras ao ar livre, mas aí veio a variante ômicron. Então agora que estamos entendendo todo esse contexto, possivelmente dentro de mais algumas semanas nós tenhamos a possibilidade de flexibilizar a máscara”, disse o secretário.
“Não podemos fazer nada de maneira açodada, passando por cima de conceitos científicos que possam, ali na frente, nos cobrar o preço. Muitas pessoas deixam de usar, mas não podemos nos enganar. Só tivemos esse janeiro e fevereiro com a pandemia mais branda por conta da vacinação em massa no Paraná. Essa vacinação é nosso salvo-conduto para chegarmos até aqui”, reiterou o secretário de saúde do Paraná.

Na cidade do Rio de Janeiro, o instrumento deixou de ser obrigatório ontem, segunda-feira (7), mas lá o passaporte vacinal segue sendo exigido por estabelecimentos. O estado de São Paulo também deve anunciar a flexibilizações nesta semana.

Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: