As equipes da secretaria de Obras Públicas de Maringá estão realizando esta semana a terraplanagem e instalando as casas das bombas dos chafarizes, uma das novidades do projeto, na Praça Napoleão Moreira da Silva. De acordo com a Prefeitura, a reforma avança e o cronograma está em dia. A Proec Engenharia, vencedora da licitação, juntamente com Érica Guimarães, secretária da pasta, realiza vistorias no local.
O investimento é de R$ 3,7 milhões e a previsão de entrega da praça reformada é em agosto desse ano. Além de dois chafarizes, a Praça Napoleão Moreira da Silva vai ter uma fonte aquática, Academia da Terceira Idade (ATI), parquinho, mesas de jogos com área coberta, espaços para feiras e eventos, paraciclos, câmera de vídeo com monitoramento pela Guarda Civil Municipal, iluminação com lâmpadas de led, entre outros atrativos.
“Essa é uma das praças centrais da Cidade, ficando entre as avenidas Brasil e Duque de Caxias e as ruas Santos Dummont e Basílio Sautchuk. O projeto prevê diversas melhorias e novos equipamentos para atender a população da melhor maneira possível. Com a reforma queremos ver famílias passeando, crianças brincando, esportistas se exercitando, local iluminado; e, assim, inibindo a criminalidade”, descreveu Érica.
Esse espaço foi criado no final da década de 1940 e em 1962 foi urbanizado com projeto do arquiteto José Augusto Bellucci, que assina outros pontos como a Catedral Nossa Senhora da Glória. O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (Ipplam) e o Patrimônio Histórico, da Secretaria de Cultura, informaram que os principais aspectos urbanísticos e históricos serão mantidos com a reforma. A Prefeitura reforça que o busto do comerciante e vereador Napoleão Moreira da Silva será preservado, assim como os bancos curvilíneos de cimento, o platô, a vegetação como palmeiras e arbustos, o desenho e traçado original, entre outras estruturas de concreto.
Victor Cardoso
Foto – PMM