Início Destaques do Dia Ações contra a dengue começam neste sábado em Maringá

Ações contra a dengue começam neste sábado em Maringá

Durante todo o dia de hoje serão realizadas diversas ações contra a dengue em Maringá. Como a apresentação da campanha aos municípios integrantes da 15ª Regional de Saúde, orientações para alunos do Sesc e do Senac, grupos de associação de moradores, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e setor de saúde. Este sábado é considerado o Dia D de prevenção à dengue, uma ação conjunta para a conscientização da população contra a proliferação da doença.

A ação é parte de uma iniciativa do Sesc nos municípios que aderiram à campanha, com apoio de instituições estaduais, como a Defesa Civil, a Secretaria de Estado de Saúde, a Casa Civil e o Corpo de Bombeiros, além de instituições privadas que auxiliarão na distribuição de material e divulgação.

Para fomentar a ação preventiva, foi criada a campanha “Aqui o Mosquito não Entra”, com um espaço exclusivo no aplicativo do Sesc para que as pessoas cadastrem as ações, tirando foto do possível criadouro antes e depois de eliminar. Pode ser um prato de vaso de flores que foi esgotado e preenchido com areia, ou um pneu que foi esgotado e colocado em um local que não vai acumular água. A iniciativa vai premiar os agentes que mais eliminarem focos.

O objetivo é convidar as pessoas a realizarem medidas de eliminação de criadouros nos domicílios, evitando que ocorra a propagação do mosquito. O Paraná já registra 24.155 casos suspeitos, com 1.718 confirmações.

A Defesa Civil Estadual e o Corpo de Bombeiros estão auxiliando na divulgação e distribuição de materiais aos municípios.

A partir do dia 14, segunda-feira, a Secretária de Saúde de Maringá intensificará as ações de combate à dengue. As equipes realizarão mutirão de visitas nos bairros com maior incidência de casos para eliminar criadouros do Aedes aegypti. Serão visitados bairros como: Jardim Guairacá, Moradia Atenas, Jardim Três Lagoas, Residencial Andréa, Parque Hortência I, Parque Hortência II e Conjunto Residencial Ney Braga.

“A população é a principal ferramenta de combate à dengue. Estamos passando por um período de chuvas e calor, ideal para a proliferação do mosquito transmissor. Por isso, é fundamental o apoio diário da comunidade, com a manutenção de quintais e outros locais”, disse o secretário interino de Saúde de Maringá, Clóvis de Mello.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: