Em 13 de março de 1982, há exatos 40 anos, aconteceu a primeira Feira do Produtor de Maringá. Com o apoio da Prefeitura e da Secretaria de Trabalho, Renda e Agricultura familiar desde a década de 1980, a feira traz contribui com a alimentação saudável dos maringaenses oferecendo alimentos de qualidade. Junto às outras feiras realizadas na Cidade, a do Produtor se tornou patrimônio do município sendo realizada às segundas, quartas e sábados no estacionamento do Estádio Willie Davids.
Atualmente, a Associação da Feira do Produtor de Maringá conta com 118 associados. Os trabalhadores recebem cerca de 10 mil pessoas por semana nas barracas montadas com muito suor e dedicação; essa estimativa é da Secretaria de Trabalho, Renda e Agricultura Familiar. Os produtores que participam regularmente das feiras passam a atividade de geração em geração na família. No último levantamento ficou constatado que 48 profissionais titulares continuam a atividade do pai que foi feirante há alguns anos.
No artigo publicado em 2017 por Rócio Lopez Cabana e Elisa Yoshie Ichikawa, há um trabalho de resgate histórico da Feira do Produtor. Explica que o espaço foi criado com o intuito de outorgar mais oportunidades para o pequeno agricultor da região, possibilitando vendas diretas do produtor ao consumidor. Informa ainda que “A Feira do Produtor de Maringá, de forma semelhante à Cidade, esteve constituída por migrantes de diversas regiões do Brasil ou descendentes de imigrantes de vários países do mundo, como Japão, Alemanha e Portugal. É de se supor que a feira, ao abrigar essa pluralidade cultural, adquiriu uma identidade singular, a qual, no decorrer do tempo, foi sofrendo transformações em virtude de mudanças no contexto e na história dos sujeitos. Na atualidade, chega a ser considerada um patrimônio da cidade e, além de se constituir um lugar de troca e comércio, é lugar de socialização tanto de feirantes como de fregueses, um ambiente muito rico em interações sociais no seu cotidiano”.
“O maringaense prestigia as feiras realizadas diariamente em todos os bairros e só temos a agradecer a todos os feirantes que oferecem produtos de qualidade para a mesa dos consumidores. Em nome de todos os trabalhadores homenageio Hissao Takahasi que tem a barraca do tradicional pastel desde 1987 na Feira do Produtor, são 35 anos de feira”, disse o prefeito Ulisses Maia.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução
Entrar
Bem-vindo! Entre na sua conta
Forgot your password? Get help
Recuperar senha
Recupere sua senha
Uma senha será enviada por e-mail para você.