Início Destaques do Dia Maringaenses ainda estão em dúvida sobre usar ou não máscaras

Maringaenses ainda estão em dúvida sobre usar ou não máscaras

A Prefeitura de Maringá reforçou nas redes sociais a decisão sancionada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e o uso de máscara deixou de ser obrigatório em locais abertos no município. O prefeito Ulisses Maia reforçou que isso só é possível “graças ao avanço da vacinação e a diminuição de casos do coronavírus”. Ontem foi o primeiro dia de liberação e nas ruas as pessoas se dividiam entre as que celebraram e já saíram sem máscara, e os que ainda preferem manter o equipamento de proteção.

Muitos que ainda estavam usando máscara alegaram que por enquanto vão manter a medida porque já estão acostumados, porque preferem esperar resultados positivos da liberação e por não confiar em todos que circulam pelas ruas; dentre os sem máscaras pode ter alguém com suspeita de infecção ou com a doença. Já os que se libertaram do equipamento comemoraram salientando o avanço da vacina contra a Covid-19.

Importante reforçar que o decreto estadual 10.530, da Lei 20.971/2022, libera o uso de máscara em locais abertos, mas a obrigatoriedade do uso continua em locais fechados, transporte público e dentro do comércio. Somente crianças com menos de 12 anos podem circular sem máscara em qualquer lugar. Essa decisão não agradou alguns comerciantes. Em entrevista para a rádio CBN Maringá, a empresária Gisele Almeida reclamou e disse que se trata de privilégios.

“Eu acho ótimo, é um alívio para a gente. Não é fácil andar de máscara nas ruas de Maringá que é tão quente. Mas não achei justa essa liberação de não precisar usar em locais abertos e continuar mantendo a obrigação em lugares fechados, como nas lojas. Na Avenida Brasil os camelôs vão poder trabalhar sem máscara; agora eu, empresária, que tenho loja, continuo trabalhando sufocada”, disse ela.
No Paraná, o uso de máscaras se tornou obrigatório dia 28 de abril de 2020 depois de aprovação do comitê científico da Secretaria de Estado da Saúde. Em Maringá, nesses quase dois anos de obrigatoriedade foi preciso legislação específica para que as pessoas não deixassem de usar o item. Com isso houve fiscalização e aplicação de multas de até R$ 1 mil para quem foi flagrado caminhando sem máscara nas ruas.

DECRETO
Para oficializar a decisão, a Prefeitura publicou um decreto no final da tarde de ontem. O documento nº 355/2022 informa que: Fica dispensada a obrigatoriedade de uso de máscara ou cobertura facial em ambientes abertos; é obrigatório o uso de máscara facial por indivíduo que apresente sintomas da Covid-19 em ambientes fechados e abertos; as crianças menores de 12 anos estão dispensadas da obrigatoriedade da utilização de máscara em ambientes abertos e fechados; e que continuam em vigor os Decretos anteriores relacionados ao combate à pandemia, revogando-se apenas as disposições que contrariem o uso de máscara ao ar livre.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: