Início Destaques do Dia Restaurante Universitário não tem estrutura para atender demanda de alunos

Restaurante Universitário não tem estrutura para atender demanda de alunos

A UEM (Universidade Estadual de Maringá) está com uma comissão aberta, regulamentada pela portaria 616/2021, para reestabelecer o atendimento no Restaurante Universitário (RU). Sobre o assunto, a Diretoria de Assuntos Comunitários (DCT) da instituição informou que o RU está em um processo escalonado de retomada das atividades presenciais e, neste momento, atende aos alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica que foram contemplados com o auxílio-alimentação através da oferta de refeições gratuitas.

Em nota sobre a utilização do RU, ficou reforçado que “os alunos podem utilizar o espaço do RU para fazerem suas refeições, seja aqueles que trazem marmita de casa, ou aqueles que compram a marmita no entorno da UEM ou via aplicativo. No caso especificamente dos alunos que trazem alimentação de casa, é preciso aquecer a mesma, mas infelizmente ainda não temos micro-ondas disponíveis que os alunos possam utilizar.”

A Assessoria informou ainda que tem buscado a aquisição de aparelhos para esta finalidade, mas também solicitou a outros departamentos da universidade o empréstimo de micro-ondas em bom estado, que não esteja sendo utilizado. O empréstimo seria de forma emergencial para atender às necessidades dos alunos.

Uma situação ponderada pela UEM é que a instituição enfrenta dificuldades para retornar imediatamente à capacidade total, tanto pelo corte orçamentário da Universidade, quanto pelas aposentadorias de servidores que prestavam o atendimento no RU, ocorridas durante a pandemia. “O Governo do Estado não autoriza reposição do quadro”, enfatizou a universidade.

A licitação aberta para compra de marmitas, que estão sendo entregues a estudantes em situação de vulnerabilidade social, foi uma decisão tomada pela DCT da Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários (PRH) da UEM em conjunto com o Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Victor Cardoso

COMPARTILHE: