Início Destaques do Dia Secretarias municipais traçam 317 metas para cumprirem em 2022

Secretarias municipais traçam 317 metas para cumprirem em 2022

No dia 14 de fevereiro o secretariado municipal da Prefeitura assinou o Plano de Metas e Resultados da Administração. Cada um dos secretários e secretárias assumiu um termo de compromisso, criado após a definição das metas de cada pasta para o exercício de 2022. Ao todo o plano conta com 317 metas a serem cumpridas este ano. Hércules Maia, secretário de Governo, detalhou alguns desses planos traçados.

“Uma das prioridades da Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (Sema) é o desenvolvimento e implantação do Sistema Online de Adoção de Animais. Objetivo é facilitar o processo e aproximar os cães e gatos dos possíveis tutores. Atualmente existe um perfil online no Flickr para esse contato com a secretaria. Mas o objetivo é uma plataforma exclusiva com esse tipo de atendimento aos maringaenses”, contou Maia.

A Secretaria de Esportes e Lazer (Sesp) planeja a implantação da Academia Sustentável (IngáFit) no município. Desde a concepção do projeto até a criação, os equipamentos passaram por vários testes ergonômicos e biomecânicos. A academia deverá ser climatizada, com piso e tinta ecológicos, banheiro com acessibilidade e máquinas de última geração. Outra meta da Sesp é a entrega de obras dos Centros Esportivos da Vila Operária e do Jardim Alvorada. Objetivo é que a estrutura seja igual a montada no CSU, Vila Morangueira, já entregue à população. Ainda no setor de esportes, a Secretaria de Assuntos Metropolitanos de Maringá (Ametro) já começou os trabalhos para desenvolver e promover o Circuito Metropolitano de Cicloturismo de Maringá.

“A Secretaria Municipal de Governo (Segov) tem duas metas importantes e como prioridades, o desenvolvimento para instauração do Projeto LED – Iluminação Pública no Município de Maringá e a instauração do Projeto de Energia Fotovoltaíca nos Prédios Públicos. O último programa conta com a criação de uma usina. É sabido que seja uma cidade grande ou pequena, oferecer uma iluminação adequada e de qualidade vai muito além da substituição de luminárias queimadas, manutenção de postes, etc. Com menor consumo de energia e maior vida útil, as luminárias de LED são muito mais sustentáveis e diminuem a necessidade de substituição”, explicou ele.

Hercules destacou que os objetivos da Gestão Ulisses Maia são avançar mais na eficiência da administração pública e manter Maringá como a melhor cidade do País para viver, além de seguir proporcionando qualidade de vida a todos os maringaenses por meio de serviços públicos. Na Secretaria de Saúde, por exemplo, uma meta é aumentar a oferta dos serviços especializados ambulatorial e hospitalar. Com isso, ressaltando a responsabilidade da secretaria em planejar, desenvolver e executar ações de vigilância epidemiológica, sanitária e nutricional; assim como orientação alimentar e de saúde do trabalhador. Objetivando sempre a preservação da saúde da população.

“Pensando no bem-estar dos maringaenses, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) tem como meta a revitalização do Parque Alfredo Nyffeler, o ‘Buracão’, promovendo acessibilidade e realizando melhorias na pista de caminhada; a Secretaria de Inovação, Aceleração Econômica, Turismo e Comunicação (Siacom) vai se empenhar para a construção do Centro de Eventos Oscar Niemeyer; e a Secretaria de Assistência Social (SAS) segue empenhada para, o quanto antes, dar início ao funcionamento dos Restaurantes Populares”, informou Hércules.

A Prefeitura de Maringá, atualmente, conta com secretarias municipais e o Procon (com status de secretaria municipal), além da Agência Maringaense de Regulação, Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (Ipplam) e Maringá Previdência, consideradas autarquias municipais e que também apresentaram metas, com termo de compromisso assinado pelos respectivos diretores-presidentes. Para o Procon, a principal é promover o Selo Procon, atribuição de qualidade para as empresas que cumprirem os requisitos do edital que ainda será lançado. Uma segurança para o consumidor. Enquanto a Maringá Previdência tem como meta implantar o Projeto Pré-Aposentadoria, do Programa ArticulAção.

“Buscamos melhorar sempre na gestão, por isso criamos este plano de metas, com objetivos definidos em todas as áreas. Ao final do ano, vamos avaliar o resultado e ter ainda mais eficiência para a criação de novas metas para 2023”, concluiu o secretário de Governo de Maringá, Hércules Maia.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: