Christian Horner, chefe da Red Bull, elogiou Max Verstappen por sua paciência na batalha roda a roda com Charles Leclerc na Arábia Saudita.
Verstappen havia perseguido Leclerc por 25 voltas após a primeira rodada de pit-stops e começou a atacar depois que um safety car virtual aparentemente fez o monegasco perder ritmo na frente.
Os dois se envolveram em algumas táticas inteligentes, freando ao ser aproximarem das linhas de detecção do DRS, e Horner riu do espetáculo de dois pilotos lutando de uma maneira tão incomum.
“Aquele DRS é tão poderoso na reta que você pôde ver que nenhum piloto queria perdê-lo”, declarou ele à Sky Sports F1.
“Eles inclusive frearam e aceleraram novamente antes da curva, então que grande corrida! As últimas voltas foram empolgantes, mas felizmente nós tivemos o suficiente para vencer”.
O que mais impressionou Horner foi a paciência de Verstappen no longo stint intermediário.
“Foi uma prova muito paciente de Max”, disse ele. “Ele cuidou dos seus pneus até o final e então, depois daquele último safety car, ele realmente atacou”.
Apesar de Verstappen ter vencido, o holandês na verdade havia sido ofuscado pelo companheiro de equipe Sergio Perez nos estágios iniciais da corrida.
Largando na pole position, Perez liderou o primeiro stint e abriu vantagem sobre Leclerc até as primeiras paradas.
Contudo, um aparente blefe estratégico da Ferrari – os mecânicos saindo para o pitlane – prejudicou Perez. Sua entrada na 15ª volta não poderia ter sido em um momento pior, já que houve um safety car segundos depois devido à batida de Nicholas Latifi.
Isso permitiu que Leclerc, Verstappen e Carlos Sainz parassem com o ritmo mais lento e retornassem à frente de Perez. A partir daí, ele ficou condenado a um frustrante quarto lugar.
“Ele pilotou brilhantemente o fim de semana inteiro”, afirmou Horner. “Eu acho que ele ganhará bastante confiança. Ele conseguiu a pole e controlou a corrida, só teve azar com sua posição de pista no safety car, mas essas coisas acontecem às vezes”.
Com Red Bull e Ferrari inseparáveis ao longo de toda a prova, Horner está prevendo uma intensa batalha durante a temporada.
“A Ferrari tem um ótimo carro e ótimos pilotos. Foi uma batalha realmente dura hoje, e se continuar assim no resto da temporada, será épico”.
Foto – FIA