O Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) recebeu um investimento de R$ 12 milhões em menos de três meses. Recursos para aquisição e reforma de equipamentos para garantir a qualidade e humanização do atendimento. De acordo com a diretoria, após o mapeamento e identificação do nível de necessidade pela Câmara Técnica de Equipamentos e Tecnologia, foi feito um cronograma de aquisições e como seriam aportados os investimentos.
Os equipamentos incluem mobiliários usados nas atividades administrativas e também aqueles utilizados diretamente na assistência ao paciente, como aparelhos de raio-x digital, ultrassom, ventiladores pulmonares, incubadoras, aparelho para testes rápidos de Covid-19 e até um ônibus para coleta externa de sangue, entre outros. Uma parte dos equipamentos foi adquirido com os recursos próprios do hospital e outros destinados por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SESA).
“O recurso estadual aconteceu mediante projetos apresentados e solicitações pontuais. Vários outros chegaram de emendas parlamentares, seja estadual ou federal. Os deputados são sensíveis às necessidades do hospital e tem dado apoio no avanço dos serviços. Durante a pandemia, foram realizadas parcerias e solicitações a sociedade civil organizada para auxiliar no seu enfrentamento ao Covid-19. Os novos equipamentos vêm elevar o patamar de atendimento em eficiência, qualidade no atendimento e diagnóstico e, redução de custos, que é muito importante na gestão da saúde pública. A instituição é referência na rede de atendimento de urgência e para consultas especializadas, mantendo um corpo clínico com profissionais altamente qualificados”, destacou Elisabete Mitiko Kobayashi, superintendente do HUM.
Ela completou informando que vários equipamentos vieram por doações de entidades filantrópicas ou não, com destaque para a importância do apoio da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM) para o sucesso nestas campanhas realizadas, e entidades como os clubes, associações e empresas que também tiveram destaque neste movimento em prol do hospital. Atualmente o HUM é referência para atendimento da rede de urgência e para consultas especializadas. “Quando assumimos, havia equipamentos quebrados e fora de uso, que já não tinham mais peças de reposição no mercado por serem antigos. Estes equipamentos sem manutenção preventiva adequada, necessitavam frequentemente de manutenção corretiva. Havia também a necessidade de novas tecnologias em saúde para atender a complexidade do serviço atual. A aquisição destes equipamentos vem auxiliar na assistência e melhorar a qualidade do ensino”, completou a superintendente.
O objetivo é renovar e ampliar o parque tecnológico, trabalhando com maior precisão e eficiência. A diretoria do hospital reforça que assim diminui os gastos de energia e assistência.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução