A programação da Semana Santa 2022 na Catedral de Maringá começa neste sábado, dia nove, com a Benção dos Ramos e a Santa Missa. Celebração será a partir das 19 horas. A Arquidiocese divulgou todo cronograma do tempo pascal e também as datas de apresentações do teatro da Paixão de Cristo. Seguindo a sequência, no Domingo de Ramos da Paixão do Senhor, dia 10, haverá Benção, procissão dos Ramos e Missa a partir das 9h30; ao longo do dia tem celebrações às 12 horas, 17h30 e 19h30.
Na Segunda-feira Santa e Terça-feira Santa, dias 11 e 12, tem missas às sete, 12 horas e 18h30; meditação da Via-Sacra às 17h30; e confissões das 7h30 às 12 horas e das 14 às 20 horas. Na terça ainda haverá Procissão do Encontro, 19h30, com saída dos estacionamentos do estádio Willie Davids e da igreja matriz da paróquia São Francisco Xavier, com encontro na Catedral. Quarta-feira Santa, dia 13, tem caminhada penitencial às 6h30 e a primeira apresentação da Paixão de Cristo encenada na praça da Catedral, às 20 horas.
Na Quinta-feira Santa, 14, às 9h30 haverá Missa do Crisma com Renovação das Promessas Sacerdotais, Bênção dos Óleos e Consagração do Crisma; às 20 horas tem Missa da Ceia do Senhor e Início do Tríduo Pascal com a Solene Eucaristia, Lava-pés e Transladação do Santíssimo Sacramento. A partir das 22 horas de Quinta-feira Santa, até às 11 horas da Sexta-feira Santa tem a tradicional Vigília Eucarística realizada por diversas pastorais, movimentos e grupos da paróquia da Catedral.
Na Sexta-feira Santa, 15, as confissões serão entre oito e 11 horas; logo após tem a Celebração da Paixão do Senhor; e a partir das 20 horas a segunda e última apresentação do teatro da Paixão de Cristo. No Sábado Santo, dia 16, será realizada a Vigília Pascal na Ressurreição do Senhor (Celebração da Luz, Proclamação da Páscoa do Senhor, Batismo de adultos e Solene Eucaristia). Por fim, no Domingo da Páscoa na Ressurreição do Senhor, as missas acontecem às: 9h30, 12 horas, 17h30 e 19h30.
TEATRO
Considerada uma das maiores encenações do gênero em todo o país, a Paixão de Cristo: vida, morte e ressurreição será apresentada dias 13 e 15 de abril, na Quarta e Sexta-feira Santa, às 20 horas. Milhares de pessoas são esperadas na praça da Catedral. O espetáculo volta a ser encenado durante a Semana Santa após dois anos suspenso; a última apresentação nessa época litúrgica aconteceu em 2019. Ano passado houve uma encenação, mas em novembro.
“Além das pessoas que estarão conosco presencialmente, também viabilizaremos para a Sexta-feira Santa a transmissão ao vivo do espetáculo por meio de nosso canal no YouTube. A encenação contará com área reservada em frente ao palco para idosos e pessoa com deficiência. Surdos poderão assistir ao espetáculo com intérpretes de Libras. Em 2022 as apresentações da Paixão de Cristo fazem parte do calendário de eventos das festividades do cinquentenário da Catedral Nossa Senhora da Glória”, destacou o presidente da Associação Lírius, diácono Anselmo Frugério, que também é diretor artístico do espetáculo.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução