O ministro das Comunicações, Fábio Faria, coordenou missão técnica do Ministério das Comunicações (MCom) aos Estados Unidos e participou de uma série de reuniões ao longo desta semana em São Francisco e Los Angeles (EUA). Foram realizados encontros com empresas como Google, Youtube, Meta, Disney, Netflix, Warner, Intel e CoreSite, entre outras, visando investimentos em inovação e parcerias para o desenvolvimento de tecnologias no Brasil.
Iniciando a agenda na segunda (4/4), o ministro foi à sede da Intel — empresa líder no mercado de semicondutores — onde discutiu sobre o uso de chips, novas tecnologias com 5G e Wi-Fi 6. “Essas reuniões são importantes para que o Brasil se torne um hub tecnológico”, apontou Fábio Faria. Seguindo a missão oficial no país norte-americano, a comitiva conheceu as instalações da Meta, aglomerado proprietário do Facebook, Instagram e WhatsApp.
Como um dos principais consumidores de streaming do planeta, o Brasil desperta interesse das empresas do setor, o que levou ao encontro com a Motion Picture Association, associação que reúne estúdios de cinema nos EUA. Representantes da Warner, Netflix e Disney ouviram da secretária-executiva do MCom, Estella Dantas, que o “nosso país está pronto para ser protagonista na nova era desta tecnologia”.
QUINTA GERAÇÃO — “Com a chegada do 5G, os sistemas produtivos demandarão a criação de diversos datacenters, principalmente por causa da Internet das Coisas (IoT)”, lembrou o ministro durante visita à CoreSite. A empresa investe em centros de processamento de dados no mundo inteiro, hospedando aplicações e informações que viabilizam a operação de diversos negócios. Somente nos Estados Unidos, a CoreSite possui 25 datacenters em funcionamento.
No último dia da missão oficial, na quinta (7/4), a delegação brasileira reuniu-se com membros do Google e Youtube para debater investimentos em inovação e em empresas de educação no Brasil. As empresas do grupo Alphabet possuem plataformas que alcançam quase metade da população mundial. “Com essa missão nos EUA, reforçamos a força do mercado brasileiro e conhecemos prováveis aliados para levar mais inclusão digital, capacitação e recursos tecnológicos com potencial para alavanca r o sistema produtivo no nosso país”, avaliou Fábio Faria.