No próximo mês, a Prefeitura de Maringá deverá abrir uma licitação para contratar uma empresa especializada em cuidado de idosos. De acordo com informações do Portal da Transparência, o pregão tem previsão para ser aberto no dia 10 de maio pretendendo pagar até R$ 3,8 milhões pela contratação. A ganhadora prestará serviços ao Asilo São Vicente de Paulo que desde agosto do ano passado está sob cuidados da administração municipal, por determinação do Ministério Público do Paraná (MP-PR)
Desde a destituição da diretoria do asilo, a Prefeitura administra o local que abriga, atualmente, 59 idosos. São 50 funcionários trabalhando no local. Josivaldo Reis, Assistente Social do município, informou que o asilo não tem, neste momento, condições de acolher novos internos; todavia o atendimento continua sendo feito pela rede de apoio da Secretaria de Assistência Social (SAS). Disse ainda que não há fila de idosos em Maringá esperando vagas nas instituições de longa permanência e que a prestadora contratada também vai atuar em outras instituições, além do Asilo São Vicente de Paulo.
“A gente tem algumas normas que são da vigilância sanitária e também algumas normas que são orientações do Ministério Público. Então tem uma capacidade máxima de atendimento. No atual momento, para aquela unidade, a gente não tem a possibilidade de abrir para mais nenhum acolhimento”, concluiu ele.
Em julho de 2021, quando o processo de transição iniciou, a diretoria afastada da instituição publicou uma nota oficializando que não administraria mais o asilo e também agradecendo o ciclo de prestação de serviço.
“Foram 35 anos de um sonho dos Vicentinos e de toda comunidade de Maringá que sempre abraçou o Asilo e cada morador. Agradecemos a todos vocês que nos ajudaram a cuidar de cada um que por lá passou. Entregamos tudo e todos nas mãos da Prefeitura de Maringá e desejamos todo sucesso nessa empreitada. Nós, os vicentinos, continuamos nosso trabalho em Maringá, silencioso e necessário. Somos mais de 800 vicentinos na região, assistimos mais de 1000 famílias em vulnerabilidade social e estamos presentes em quase todas as paróquias do município. Obrigado a todos e o trabalho continua”, disse o comunicado.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução